Milhares de caravelas-portuguesas dão à costa
Diário dos Açores

Milhares de caravelas-portuguesas dão à costa

Next Article Açorianos gastaram mais água no ano passado Açorianos gastaram mais água no ano passado

Estão a aparecer, novamente este ano, inúmeras caravelas-portuguesas na costa de várias ilhas, um fenómeno que, segundo os cientistas, está associado às alterações climáticas. 
Só na última semana de Abril, várias delas foram avistados em 18 praias do continente e das ilhas. 
A chegada aos areais de um número cada vez maior destas criaturas gelatinosas, que podem causar lesões graves e dolorosas na pele humana, exige uma “maior sensibilização” não só da população, mas também “dos profissionais de saúde”, segundo alerta publicado no jornal Público.
Na semana passada, foram registados avistamentos um pouco por todo país – da Póvoa de Varzim a Aljezur, além da presença recorrente nos arquipélagos (Faial, São Jorge, Terceira, São Miguel, Funchal e Santa Cruz, por exemplo). 
Relativamente aos primeiros três dias do mês de Maio, já foram identificadas caravelas-portuguesas em 29 praias de Ovar a Aljezur (continente), Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Lagoa (Açores) e Funchal e Porto Santo (Madeira). 
Desde 2 de Janeiro de 2023, já foram registados 583 avistamentos em Portugal, dos quais 230 são referentes à caravela-portuguesa.
“Há aqui certamente um ângulo climático. Estamos neste momento a analisar os dados dos últimos sete anos precisamente para compreender de que modo a mudança do clima está a influenciar os arrojamentos. Há um aumento de ocorrências e estamos a tentar perceber que razões estão por trás disso”, explica ao Público Antonina dos Santos, investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e responsável pelo projecto GelAvista.
 

Share

Print
Ordem da notícia2189

Theme picker