Desmantelada rede de tráfico  de droga na Ribeira Grande
Diário dos Açores

Desmantelada rede de tráfico de droga na Ribeira Grande

Previous Article Feira Lar, Campo e Mar de 12 a 18 de Maio em P. Delgada
Next Article Número de passageiros no aeroporto de P. Delgada bate recorde de 2019 Número de passageiros no aeroporto de P. Delgada bate recorde de 2019

O Comando Regional dos Açores da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, deteve 6 homens, com idades compreendidas entre os 27 e os 39 anos, fortemente indiciados da prática do crime de tráfico de droga.
No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público da Ribeira Grande e cuja investigação se encontrava a cargo da Brigada Anticrime da PSP, foram desenvolvidas várias diligências policiais ao longo de mais de um ano, muitas das quais em estreita colaboração com a Esquadra da PSP da Ribeira Grande, tendo sido gradualmente recolhidos vastos elementos de prova que apontavam para a existência de uma célula de tráfico de estupefaciente a operar no concelho da Ribeira Grande.
De acordo com as investigações, a rede criminosa composta pelos seis arguidos procedia ao tráfico de estupefaciente, mais concretamente de droga sintética, junto de vários toxicodependentes residentes em várias freguesias do concelho de Ribeira Grande, atingindo uma dimensão significativa, uma vez que a atividade criminosa se estendia desde a freguesia da Ribeirinha até aos Fenais da Ajuda.    
Tendo por base as provas recolhidas ao longo da investigação, foi montada uma operação policial de forte envergadura, a qual contando com a presença da Magistrada titular do inquérito, aproximadamente meia centena de polícias e com a colaboração de meios operacionais da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, peritos técnico-forenses e, ainda, binómios cinotécnicos da PSP e da GNR, permitiram a realização simultânea de várias buscas a residências e veículos dos suspeitos, culminando com a detenção de todos os arguidos. 
Ainda decorrente das buscas efetuadas durante a operação policial foi possível detetar e apreender uma quantidade significativa de droga sintética, 18.000 euros em numerário, 3 veículos automóveis entre outros objetos relacionados com a atividade criminosa levada a cabo pelos arguidos.    
Após terem sido sujeitos a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, o Juiz de Instrução Criminal veio a determinar a aplicação da medida de coação de prisão preventiva para os dois principais mentores da rede criminosa, aplicando, também, a medida de prisão domiciliária a 2 arguidos que mais ativamente colaboravam na prática do crime, ficando os últimos dois arguidos sujeitos a apresentações obrigatórias perante as autoridades.  
O Comando Regional dos Açores sublinha a importância dos resultados obtidos pela investigação na medida em que permitiram desmantelar uma relevante célula criminosa ligada ao escoamento de um dos tipos de droga que maior impacto negativo tem causado na saúde dos consumidores e também para os próprios índices de segurança de um concelho da Ribeira Grande fortemente fustigado por este tipo de criminalidade.

Share

Print
Ordem da notícia2195

Theme picker