Primeiro radar espacial da LeoLabs na Europa vai ser inaugurado em Santa Maria
Diário dos Açores

Primeiro radar espacial da LeoLabs na Europa vai ser inaugurado em Santa Maria

Previous Article Previous Article As três câmaras hiperbáricas dos Açores estão sem certificação
Next Article Novos radares nas Flores e S. Miguel vão melhorar precisão de fenómenos extremos

Portugal está prestes a fazer história: no dia 7 de junho, será inaugurado o primeiro radar espacial da LeoLabs na Europa na ilha de Santa Maria. 
Trata-se da mais avançada plataforma de infra-estruturas e serviços da baixa órbita terrestre (em inglês Low Earth Orbit ou LEO) e projetará Portugal como pioneiro no domínio dos serviços e do conhecimento da situação espacial. 
O Radar Espacial dos Açores irá rastrear objetos até dois centímetros nunca antes rastreados, e que representam a grande maioria do risco de colisão.
O risco de colisões está a aumentar devido à existência de cada vez mais lixo espacial, pelo que a LeoLabs pode ser encarada como um “Google Maps ao contrário” - que nos permite ver os satélites e todos os detritos. 
A LeoLabs ocupa uma posição única na nova indústria espacial global e emergente como o principal fornecedor comercial de dados, análises e serviços de reconhecimento da situação espacial Low Earth Orbit (LEO) com base na plataforma de software baseada na nuvem da rede de radares LeoLabs.
A rede de radares comerciais da LeoLabs rastreia detritos espaciais e satélites em LEO; a sua inovadora plataforma de software analítico e API aberta permitem o desenvolvimento de serviços e ferramentas inovadores para apoiar os crescentes interesses regulamentares, ambientais, empresariais, de defesa, científicos e comerciais em LEO, preservando simultaneamente o ecossistema LEO para as gerações futuras.
Segundo nota oficial da organização enviada ao nosso jornal, “Portugal, enquanto nação, está empenhado no crescimento do seu papel no novo setor espacial e tem demonstrado esse empenho com o desenvolvimento de constelações de satélites, uma plataforma de observação da Terra e a criação do Programa Internacional de Lançamento de Satélites dos Açores”.
 

Share

Print

Theme picker