Bispo de Angra presidiu à comemoração dos 500 anos da Ermida  do Pranto em Nordeste
Diário dos Açores

Bispo de Angra presidiu à comemoração dos 500 anos da Ermida do Pranto em Nordeste

Previous Article Previous Article PSP dos Açores celebra hoje 24 anos com a presença do Ministro da Administração Interna
Next Article As três câmaras hiperbáricas dos Açores estão sem certificação As três câmaras hiperbáricas dos Açores estão sem certificação

O Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, presidiu à comemoração dos 500 anos da Ermida do Pranto e desafiou os “peregrinos do amor” a aprender na escola de Maria gestos de misericórdia e proximidade para com os outros
O bispo de Angra apelou domingo a “uma renovada campanha de oração pela Paz” na Ucrânia, na homilia que proferiu na Missa que assinala os 500 anos da Ermida de Nossa Senhora do Pranto, em São Pedro do Nordestinho, na ilha de São Miguel.
“Lancemos a partir daqui uma renovada campanha de oração pela paz na Ucrânia. A guerra não trará vitória a ninguém e é absolutamente insuportável! Há pressa na paz!” afirmou D. Armando Esteves Domingues, pedindo a todos os cristãos que unam a sua oração à do Papa e de toda a Igreja pelo fim da guerra.
“Que Maria, a Rainha da Paz, leve o pedido a seu Filho. Ela que é a Senhora do Pranto, a Senhora das lágrimas, junte as suas às lágrimas de tantas mães e famílias que perdem filhos, maridos, casas e bens” afirmou o prelado ao desafiar à construção de “caminhos de encontro e veredas de diálogo”.
D. Armando Esteves Domingues presidiu à celebração que assinala os 500 anos desta Igreja local muito ligada aos Romeiros de São Miguel, que também ali comemoraram o seu Dia, inaugurando um painel de azulejos no espaço e, assim homenagearam também as Romarias Quaresmais Micaelenses que cumprem, igualmente, meio século de história.
“Também aqui, onde se guarda ciosamente a memória de um povo, Maria é capaz de nos mostrar o lado terno e materno do amor de Deus, que nunca abandona este povo Nordestino e todos os seus filhos com os seus sofrimentos, medos e lágrimas” afirmou o prelado recordando um pouco da história desta Ermida erguida em 1522 e que, diz a tradição, está ligada aos sofrimentos do povo aquando de uma grande peste mas também a factos sobrenaturais como refere Gaspar Frutuoso. 
O Dia do Romeiro foi assinalado com várias iniciativas; entre elas uma conferência proferida pelo padre Jorge Ferreira, Administrador Paroquial de São Sebastião e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Angra, na ilha Terceira, segundo notícia e fotos do Igreja Açores.

Share

Print
Ordem da notícia2193

Theme picker