Escritores da diáspora homenageiam Vamberto Freitas
Diário dos Açores

Escritores da diáspora homenageiam Vamberto Freitas

Previous Article Previous Article Mónica Seidi faz balanço positivo de Curso MRMI
Next Article Hoje é Dia da Europa ou da União Europeia

O Colóquio Cagarro, uma comunidade de escritores da diáspora açoriana, formado há dois anos dentro do Portuguese BeyondBordersInstitute, o PBBI da universidade estadual da Califórnia, em Fresno, acaba de eleger o seu primeiro membro honorífico, título vitalício dado por serviços excecionais à literatura açoriana, dentro e fora do arquipélago.  
Aprovado por unanimidade, o primeiro membro honorário desta comunidade de escritores com ligações aos Açores, no mundo norte-americano, foi dado ao crítico literário Vamberto Freitas.  
Entregue for Diniz Borges, na Praça do Emigrante na cidade da Ribeira Grande, quando foi colocada a placa do PBBI-Fresno State, o certificado cita o trabalho único de Vamberto Freitas na aproximação dos Açores à sua Diáspora através da criatividade literária.  
Para o coordenador do Colóquio Cagarrro, desde os seus primeiros textos escritos na Califórnia, até à sua carreira dos últimos 30 anos nos Açores, Vamberto Freitas tem trazido ao conhecimento dos Açores uma multitude de escritores e poetas com raízes nestas ilhas, que apear de separados pela geografia e o tempo, continuam muito ligados à terra dos seus antepassados. 
 “Diria que mais de 95% das vozes criativas de açor-descendentes no continente norte-americano, que são conhecidas nos Açores, foram apresentadas ao arquipélago pela escrita de Vamberto Freitas”, acrescentou Diniz Borges.  
Carlo Matos, poeta luso-descendente com raízes em São Miguel disse: “poucos têm feito tanto pelos escritores açor-americanos.” 
 Para Lara Gularte, poeta açor-americana de quarta geração, “Ele tem feito muito para chamar a atenção para a criatividade literária na diáspora. Devia ser o rei do Colóquio Cagarro!  Se não fosse por ele, eu própria não seria parte deste coloquio.”  Sam Pereira, adiantou: “fico muito feliz.  O Vamberto é um homem notável.” 
Recorde-se que Vamberto Freitas foi emigrante na Califórnia onde fez os seus estudos académicos e onde teve um papel predominante na comunicação social de língua portuguesa, quer na rádio quer no jornalismo, tendo sido colaborador ativo de vários jornais e correspondente do Diário de Notícias no oeste americano.  

Share

Print

Theme picker