São Miguel foi tema de debate no Parlamento
Diário dos Açores

São Miguel foi tema de debate no Parlamento

Previous Article Previous Article Desemprego volta a baixar nos Açores e há mais gente empregada
Next Article Açorianos também celebram o Santo Cristo nos EUA Açorianos também celebram o Santo Cristo nos EUA

Hospital de Ponta Delgada chegou a dever 145 milhões de euros a fornecedores

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) em Ponta Delgada, chegou a ter, em 2020, uma dívida a fornecedores de 145 milhões de euros, valor que tem vindo, gradualmente, a diminuir, garantiu a Secretária da Saúde do Governo açoriano.
“Em 2021 e 2022, o HDES já pagou cerca de 16 milhões de euros a fornecedores”, disse a Secretária Regional da Saúde, Mónica Seidi, durante uma sessão de perguntas no Parlamento regional, reunido na Horta, admitindo que “há ainda um caminho a percorrer”, no sentido da regularização da dívida.
A governante, que integra o Executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, indicou que a herança deixada pelo anterior Governo socialista era de “145 milhões de euros”, a 31 de dezembro de 2020.

Faltam técnicos e recursos 
em São Miguel

A questão foi levantada por Nuno Barata, deputado da Iniciativa Liberal, no âmbito de uma sessão de perguntas sobre os problemas verificados em São Miguel, referindo-se, em especial, ao acesso aos cuidados de saúde e ao pagamento de dívidas a fornecedores.
“Qual é o prazo de atraso nas facturas do HDES em relação a fornecedores?”, perguntou o parlamentar liberal, adiantando que há empresários que dizem que “desde 2020 têm facturas atrasadas”, que continuam, actualmente, ainda por pagar.
Célia Pereira, deputada socialista, criticou, por outro lado, a falta de investimento do actual Governo de coligação, em matéria de recursos humanos, na ilha de São Miguel, não apenas no sector das Saúde, mas também em outras áreas sociais.
“Faltam técnicos e recursos no terreno. Falta um trabalho integrado e articulado entre os actores locais, faltam políticas sociais e sócio-sanitárias inovadoras e adequadas que São Miguel e os seus territórios prioritários, enfrentam”.

Médicos de família aumentaram

A Secretária Regional da Saúde garantiu que a taxa de cobertura de médicos de família aumentou na maior ilha dos Açores, desde que o actual Governo de direita assumiu funções na região, passando de 85% para 95% em apenas dois anos e meio.
António Lima, do Bloco de Esquerda, entende que o Executivo devia também investir na modernização dos centros de saúde da ilha, que considera “estarem na mesma”, a necessitar de “forte investimento” em matéria de conservação das infraestruturas.
José Pacheco, do Chega, manifestou preocupação com a dificuldade sentida por muitas famílias micaelenses, no acesso à habitação própria, devido à especulação imobiliária, resultante, em parte, do grande crescimento do sector turístico na ilha.

Habitação e preferência 
aos turistas

“Um casal que ganha o ordenado mínimo, neste momento, não consegue ter acesso ao crédito à habitação. Não conseguem comprar uma casa a um preço justo, a um preço que eles consigam pagar!”, lamentou José Pacheco, adiantando que esse problema constitui, hoje em dia, “um drama” para muitas famílias.
Pedro Neves, do PAN, criticou também a preferência que é dada aos turistas que visitam São Miguel, em detrimento da população residente, dando como exemplo os navios de cruzeiro, que têm prioridade no desembarque no porto de Ponta Delgada, enquanto os navios que transportam cereais têm de aguardar ao largo do porto, para poderem descarregar.
Délia Melo, deputada do PSD, referiu-se aos problemas verificados no sector da Educação, em concreto ao aumento do quadro de pessoal das escolas protagonizado pelo Governo liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, que permitiu garantir mais estabilidade entre professores e maior sucesso educativo.

A “locomotiva” 
e “o resto é paisagem”

Paulo Estêvão, do PPM, contestou o discurso “populista”, “demagógico” e “falso” que o deputado do IL levou ao Parlamento sobre a ilha de São Miguel, lembrando que a maior ilha dos Açores é também “a locomotiva” do arquipélago, cuja população “não se revê” neste tipo de “ataques”.
Nuno Barata considera que a “locomotiva” responsável pelo crescimento dos Açores “tem arrastado vagões cada vez mais pesados”, numa alusão às restantes ilhas do arquipélago, que, alegadamente, crescem “à custa” de São Miguel, visão que é criticada, porém, por Rui Martins, do CDS.
“A locomotiva do senhor deputado Nuno Barata está desejosa de largar vagões por essa linha fora”, ironizou o parlamentar centrista, lamentando que, para a representação parlamentar do IL, “o arquipélago seja apenas São Miguel! O resto, é paisagem!”

Share

Print
Ordem da notícia2206

Theme picker