Diário dos Açores

SENHOR SANTO DOS MILAGRES Caminhamos na Esperança, na busca da Luz do Teu Rosto Sofredor e Libertador

Next Article PS desmente governo sobre dívidas a fornecedores PS desmente governo sobre dívidas a fornecedores

Dedico estes meus textos à minha amada Mãe, Leontina Maria Oliveira Medeiros, de 86 anos de Idade. Deus sabe as razões.

Bento XVI, João Paulo II e os Valores Cristãos e Católicos
Vivemos num mundo minado. O próprio Jesus Cristo exortou: “Pedi ao Senhor da Vinha que envie trabalhadores para a Sua seara”.
Será que nos damos conta da gravidade e perigo em que o bicho humano colocou o mundo?
E na Educação já é tarde, mas é inadiável Educação Moral e Valores. Estão todos alienados nas bebedeiras das tecnologias que vão ser mais um instrumento a favorecer o mal do que ajudar a fazer Bem. Em boa Hora, o Papa Bento XVI abençoou as redes sociais e abriu uma conta. Bento XVI é uma Luz de que precisamos. O mesmo, e antes, digo de S. João Paulo II. Face aos níveis de maldade, mentira e ódio no mundo, desde a realidade mais próxima à mais distante, só Acredito em Deus e na Escola e Universidade dos Santos e Santas de Deus. É preciso um Exército do Bem. Quem está no Movimento “Legião de Maria”?, é preciso voltar aos Cursos de Cristandade. Este é o Tempo do Fermento, dos poucos, mas bons. Cristo diz “Muitos são os chamados, mas pouco os escolhidos”.
Somos Escolhas? O que escolhemos? Quem escolhemos?
É preciso que na Educação a seiva sejam os Valores. Quem o vê na intensidade de uma Evidência de Luz?
(Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros)

“Corrupção da Humanidade”,
desde os Génesis. De Regresso à Sacralidade da Palavra
Desde os Génesis, leia-se “Corrupção da Humanidade”. A palavra é sagrada, a palavra é verdade e está ao serviço da verdade. Quem mente polui. Todos os dias há toneladas de poluição porque o Ser Humano não fala naturalmente a verdade. Deus deu-nos a Fala, a Voz, a Palavra, para dizer a verdade. No Ato do Batismo o Sacerdote diz, dirigindo-se a pais, padrinhos e assembleia, falando da criança: “O Senhor que fez ouvir os surdos e falar os mudos vos dê a Graça de em breve poderdes ouvir a Sua Palavra”, Sua da Criança e de modo conatural a Palavra de Deus. A Fala tem, por isso, uma Propensão natural para dizer a verdade e só a verdade.
(Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros)

A Palavra é Sagrada
O humano ainda vai engolir o lixo que produz com a língua porque a palavra é Sagrada.
(Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros)

O que é o Tempo? Urge a Sabedoria de Fazer Tempo:
O Rosto do SENHOR Santo Cristo convida-nos a um Tempo Interior
Que o tempo do tempo de tantos que procuram minar as democracias seja uma oportunidade de termos a capacidade de intuirmos o que é o Tempo. É TEMPO DE DISCERNIR A ESSÊNCIA DO TEMPO. O tempo não é dinheiro, que se diz na ilógica americana. O Tempo é dedicação, doação, dádiva. Rejeito a expressão “Gestão do Tempo”, o Tempo não é algo para se gerir, o Tempo é para Ser. Gosto de dizer “Façamos tempo” uns para os outros. Quem, ao falar comigo, olhar para o relógio, como se estivesse numa alfândega a despachar só o faz uma vez porque da próxima sou eu que não tenho tempo para quem não se aproxima de nós com tempo para dar e doar-se no Tempo.
O que é o Tempo? Tem sido tema estudado por grandes filósofos como S. Agostinho e Heidegger. S. Agostinho diz que sabe o que é o tempo, mas se lhe perguntasse o que é o tempo não saberia responder. Heidegger tem um livro muito importante intitulado “Ser e Tempo”. Onde estão as pessoas que correm, alienadas, sem tempo para nada, nem para os outros nem para si mesmas. Se não fizeram tempo para pensarem o que andam a fazer nesta vida, serão surpreendidas na vida pela morte que lhes interrompe os projetos sem pedir licença.
Avalio muito a essência de uma Pessoa pelo modo como faz Tempo, para si e para os outros. É preciso cultivar a virtude e a sabedoria de Fazer Tempo. Onde podemos encontrar essa Sabedoria de Vida? O Relógio é apenas o símbolo do tempo como cronos, como cronologias, o fundamental é o Tempo como Logos, como razão, como Sentido de Ser. O tempo melhor, na sua essência de ser, é doação. Somos o temos da nossa dedicação, disponibilidade, solicitude, principalmente para os que mais precisamos, para os rostos sofredores, que nos interpelam.
O Rosto do Senhor Santo Cristo dos Milagres é Sofredor, penetra no Amor e na dor da vida, caminha sem pressa. O Senhor Santo Cristo dos Milagres chama-nos à intimidade, à clausura, em abertura, perante todos, tocando cada coração. Senhor Santo Cristo dos Milagres, caminhamos na Esperança, tocados na alma e no Coração pelo Teu Santo Rosto Sofredor e Libertador.
(Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros)

A BÍBLIA SAGRADA,
O Livro dos livros.
DIA MUNIDIAL DO LIVRO.
Hoje, dia 23 de abril de 2023, é o Dia Mundial do Livro.
Na minha Biblioteca familiar, pessoal e particular já tenho algumas dezenas e milhares de livros. Já li tantos livros na vida, em contextos escolares e universitário e noutros contextos e dimensões na minha vida. Já li livros de correntes e autores tão diversos. Ontem, ao pensar que livro escolheria para partilhar, não tive dúvidas nenhumas. Talvez porque já muitas vezes pensei se tivesse de ir para um lugar deserto que livro levaria e nunca hesitei: levaria A Bíblia Sagrada, que já li algumas vezes, quer o Antigo Testamento quer o Novo Testamento, na sua “unidade intrínseca”, como nos ensina, de modo fundamentado, o Saudoso e Genial Joseph Ratzinger/Bento XVI.
Na Bíblia Sagrada encontramos a PALAVRA de DEUS, do Criador, que criou, como vemos nos Génesis, através da Sua Palavra Sagrada.
Face a um secularismo inóspito, é Tempo de Regressar ao Sagrado e ao seu Futuro. Na Bíblia está A Verdade e A Liberdade, em si, e em dinamismo.
Deus sempre amou a Liberdade, Liberdade com Amor, Liberdade com Vínculo à Verdade. Deus teve compaixão do Seu Povo, - o Povo de Israel - que vivia na Escravidão do Egipto. Deus dá de si a Identidade: “EU SOU”, “EU SOU AQUELE QUE SOU”. Assim, Moisés sabia como responder ao Rei do Egipto sobre QUEM tinha Autoridade, Auctoritas, para o enviar com esse mandato Libertador. Mas, uma vez Liberto, o Povo esqueceu-se de Deus. Ingratidão. É de todos os tempos, também nas nossas vidas. Bento XVI afirmou, denunciando, que “o homem voltou as costas a Deus”, já antes S. João Paulo II afirmara: “O Homem pode até construir um mundo sem Deus, mas um dia esse mundo vai voltar-se contra o próprio homem”. Aí está, à vista de todos, agora, e nas últimas décadas. O que aprendeu a Humanidade com a I e II Guerra Mundiais?
Mas Bento XVI explica que ao Longo da História, Deus apoiou- se nos homens de Coração bom para prosseguir o seu Projeto na História. Deus é o Senhor da Vida, o Senhor do Universo e do Senhor da História.
Cristo, “Filho Unigénito de Deus”, foi enviado pelo Pai Celeste, encarnou, Fez-Se Homem, O “Filho do Homem”, o Filho da Humanidade experimentou a Condição Humana, exceto no pecado.
É errado opor o Deus do Temor ao Deus do Amor. Também é legítimo falar no “Deus do Humor”. Deus é Amor, Paz, Misericórdia, Alegria. Mas Cristo foi - é - sempre claro: “não penseis que vim revogar a antiga lei, mas sim completá-la”. Mas mais do que a letra, importa o espírito da lei, que se encontra no Amor. Completá-la como o Amor, mas o Amor já estava nos Génesis, no Ato Puro de Criar por Amor. A Vida é Amor. Por isso Bento XVI liga, sempre, de modo sapientíssimo, Razão (Logos) e Coração, Sentido.
Escrever e ler são atos de liberdade. Há uma fase na vida que descobrimos que, em verdade, só somos verdadeiramente livres quando a vontade humana coincide, livremente, com a Vontade de Deus. Experienciamo-nos e respeitamos o Outro, a Alteridade, o nosso próximo, o nosso semelhante. Deus tinha uma Palavra para Revelar ao Mundo: Jesus Cristo e tornou-nos, como Pessoas, Filhos de Deus. Neste mundo não há ninguém órfão de Pai ou órfão de Mãe. Todos temos Deus como Pai e Maria como Mãe de Jesus e Nossa Mãe.
Que Alegria foi o Nascimento de Jesus para a Humanidade, na Gruta de Belém. E em cada dia o nosso coração pode torna-se na Gruta de Belém, e acolher o Deus-Menino. Estamos no ano de 2023 d. C. Há um antes e um depois, na continuidade e na Unidade do Espírito Santo, “O Consolador, o Espírito da Verdade”, que nos habita. Todos nascemos com a semente da Palavra, da Voz, da Fala, da Verdade. A fala, a Palavra, tem uma inclinação para a Verdade. Uma das gravidades de hoje, é o um lamaçal que alastra, é a mentira, o ódio, a inveja, a maldade, que se espelha. É preciso saber esperar - que é da família da Esperança - pelo tempo da ceifa, para haver a separação do trigo do joio. É tempo de começar a queimar o joio. Mas ter a certeza de que é mesmo o joio que é queimado.
O Mundo tem fome e sede de justiça.
É tempo de discernir e viver o Sermão da Montanha e a Parábola do Bom Samaritano.
Só o Amor Cura, como afirma Bento XVI, citando Platão, este grande filósofo da época clássica grega.
É tempo de ir à Nascente, à Palavra Genesíaca e criadora, como vemos no Livro dos Génesis.
Como não acreditar, à luz natural e sobrenatural, no Poder Criador da Palavra de Deus se a palavra dos homens, todos os dias, é lixo e veneno que destrói.
Como afirma o Professor Doutor Álvaro Gomes há “palavras iluminantes” e “palavras fulminantes”.
A Palavra de Deus é luz que ilumina e faz a Paz.
Cristo afirma “Dou-vos a Paz, deixo-vos a minha Paz”.
O mundo está em guerra, precisa de PAZ. Onde estão os homens de boa vontade, onde estão os Princípios e os Valores intemporais para regenerar o Mundo?
Quem ama a Paz como Princípio de vida faz a Paz.
Por que razão fazemos a guerra, que não queremos, e não fazemos a paz, que desejamos?
Deus é Princípio de Paz. Deus É Paz.
Jesus Cristo é o “Príncipe da Paz”. O Nosso Rei não triunfa com a espada da guerra, mas com a espada da Paz, que é a Cruz, a espada da Verdade, da Cruz, da qual nasce a Luz. A Cruz é a Identidade libertadora do Cristão e Católico.
Termino com as seguintes afirmações, do Evangelho de S. João: “Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma a uma, penso que o mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever.” (Jo. 21, 25). É com estas palavras que termina o Evangelho de S. João. Altamente profundas e com um alcance insondável. Eis uma das Razões pelas quais os Grandes Teólogos e Filósofos, desde que sejam verdadeiros Homens de Deus, com “Teologia de Joelhos”, nos ajudam a avançar no conhecimento tocante de Deus. E não há nenhum Teólogo, Filósofo ou Escritor que o consiga se não tiver FÉ e AMOR POR DEUS NO CORAÇÃO.
Ponta Delgada, 23 de abril de 2023, às 17:55, Hora dos Açores
Autoria do Texto Orante de Emanuel Oliveira Medeiros (Publicado, originalmente, na minha Página do Facebook)

Emanuel Oliveira Medeiros
Professor Universitário*

*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia  da Educação

Share

Print

Theme picker