Diário dos Açores

O Sonho de Rio Pardo: a cultura açoriana Brasil

Previous Article Previous Article CMC acolhe exposição itinerante “Belmonte - 2000 anos de História”
Next Article Um plenário no sentido certo

O que é um Sonho? Para muitos é onde “estamos” ao dormir”; para outros pode, alguns sonhos, ser um oráculo ( Sidarta Ribeiro); para Freud a manifestação do inconsciente; para muitas culturas é um “aviso”. Sonho ou pesadelo? Dormimos e sonhamos. Ou não?
A Cultura , tão debatida e estudada, para mim, precisa ser percebida no plural: Culturas. Estudada em diversas perspectivas, Michel d’Certeau nos fornece chaves de reflexão  no  livro “ A Cultura no Plural”.
Voltamos a memória para um Município do Rio Grande do Sul, chamado Rio Pardo. A imigração açoriana no Brasil está profundamente ligada ao projeto de colonização portuguesa: encontrar e realizar a territorialização das terras do além-mar. Qual o desejo de alguns navegadores nas caravelas? Aumentar seu poder territorial e riquezas. Para outros o desejo era, finalmente, encontrar o “Paraíso Terreal”.
Rio Pardo fica nos arredores da Bacia do Prata. Os primeiros açorianos instalaram-se em 1617, recebendo apoio lusitano. No Brasil, os migrantes açorianos ocuparam terras sobretudo em Porto Alegre e Santa Catarina, formando ao longo do século XVIII  colônias nessas cidades.
Rio Pardo (RS) é uma cidade com mais de 200 anos de história, ruas calçadas com pedras irregulares e antigas construções ainda conservadas, como se vê na Rua da Ladeira. O Conjunto Arquitetônico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A cultura açoriana, sem pretensões de esgota-la, mantém as bordadeiras que formam um “coletivo” que sabe a importância e beleza de seu ofício.
Sonho ou Rio Pardo? O que tem haver um com o outro?
Muito. Estando em Rio Pardo você também tem a “obrigação” de conhecer os famosos Sonhos de Rio Pardo. Ir à Rio Pardo e não os saborear não conhecerá completamente o Município, e cometerá uma “ofensa”. Uma tradição, tanto que, até os dias presentes a receita passa de mãos mais antigas para mãos mais jovens. Uma “receita secreta”. Lembrança de Portugal? Sim. É como saborear os pasteis de Belém na confeitaria mais antiga , em Belém.
Estamos diante de tradições portuguesas preservadas como tal. Há espaços do Município onde conhecemos a morada dos mais empobrecidos? Sim. Há diferenças entre os que os habita? Sim. O que os aproxima? A história do Município e , claro, o Sonho de Rio Pardo.
Há tantas e tantas culturas no país continental chamado Brasil! Muitos Brasis.

* Profa. Adjunta - UERJ
    Dra. em História da Educação e Historiografia (USP)
    Linha de Pesquisa: Intelectuais e Educação no Mundo Iberoamericano.
    Diretório de Pesquisa (CNPQ): intelectuais e Poder no Mundo
    Iberoamericano
    Pós-doc aceito na Universidade de Coimbra
    Pesquisa :
1)Intelectuais e Educação no Mundo Iberoamericano
    2) Política Públicas, Educação e Cultura

Profa. Dra. Adir Luz*

Share

Print

Theme picker