Ex-Secretário da Energia dos EUA e fotógrafo de Obama vão ser condecorados no Dia dos Açores
Diário dos Açores

Ex-Secretário da Energia dos EUA e fotógrafo de Obama vão ser condecorados no Dia dos Açores

Previous Article Previous Article Câmara de Comércio de Angra quer transporte de energia entre as ilhas por cabos submarinos
Next Article Novo edifício do Nonagon ficará operacional até ao final do ano Novo edifício do Nonagon ficará operacional até ao final do ano

A Região Autónoma dos Açores vai atribuir insígnias honoríficas a 27 instituições e personalidades, no Dia da Região, que se comemora a 29 de Maio, nas Lajes do Pico.
A lista de condecorados, aprovada por unanimidade pelo Parlamento açoriano em Abril, foi publicada em Jornal Oficial.
A Insígnia Autonómica de Valor, destinada a agraciar o desempenho relevante de cargos ao serviço da Região ou feitos cívicos de grande relevo, é atribuída ao Comando Operacional dos Açores (COA), que comemorou, este ano, o 30.º aniversário.
Já Insígnia Autonómica de Reconhecimento, que distingue actos que prestigiem a Região no país ou no estrangeiro, que contribuam para a expansão da cultura açoriana ou que se destaquem pelo seu mérito literário, científico, artístico ou desportivo, é atribuída ao ex-reitor da Universidade dos Açores e vulcanólogo, João Luís Gaspar.
São ainda agraciados com esta insígnia dois luso-americanos descendentes de açorianos: o físico e ex-Secretário de Energia dos Estados Unidos da América Ernest Moniz e o fotojornalista Pete Sousa, que foi Director do gabinete de fotografia da Casa Branca, nos mandatos de Ronald Reagan e Barack Obama.
Recebem a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional a cantora e actriz Lúcia Moniz, filha de açorianos, o jornalista, locutor e poeta Sidónio Bettencourt e o médico Alberto Rosa.
A insígnia será ainda atribuída, a título póstumo, ao francês Serge Viallelle, pioneiro da observação de baleias nos Açores, ao engenheiro Jaime Meireles, fundador do Laboratório Regional de Engenharia Civil, e ao médico José Prudêncio Teles Júnior.
Com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico serão agraciados o ex-deputado e ex-Presidente da Câmara Municipal do Corvo João Greves, o ex-Presidente da Junta de Freguesia de Candelária João Alberto Pereira (a título póstumo) e o ex-Presidente da Junta de Freguesia da Calheta de Nesquim, Serafino Azevedo, que se destacou pela recuperação do património baleeiro nas Lajes do Pico.
Também serão agraciadas Maria Cristina Borges, Presidente da Assembleia-geral e ex-Presidente da Direção da Associação dos Emigrantes nos Açores (AIPA), Fátima Mota, Directora da galeria de arte contemporânea Fonseca Macedo e a artista plástica Maria José Cavaco (a título póstumo).
Recebem ainda esta insígnia os clubes desportivos Angústias Atlético Clube e Sporting Club da Horta (Faial), Clube Desportivo Santa Clara (São Miguel) e Sport Club Lusitânia (Terceira), bem como as associações culturais Banda Recreio Espirituense (Santa Maria), Filarmónica Recreio dos Artistas de Santa Cruz da Graciosa e Lusitânia Club Recreio Velense (São Jorge).
A insígnia é atribuída também à Associação dos Amigos das Flores (São Miguel), à equipa de resgate da Montanha da Associação dos Bombeiros Voluntários da Madalena (Pico) e às santas casas da Misericórdia de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória (Terceira).
As insígnias honoríficas açorianas foram criadas por decreto regional, em 2002, para distinguir cidadãos e pessoas colectivas que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, actos, feitos cívicos os serviços prestados à Região, em diferentes áreas.
A atribuição ocorre no Dia da Região, celebrado na Segunda-feira do Espírito Santo, numa sessão solene presidida pelos presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e do Governo Regional dos Açores.

Share

Print
Ordem da notícia2232

Theme picker