Bactéria ‘legionella’ detectada nas canalizações do Hospital da Horta
Diário dos Açores

Bactéria ‘legionella’ detectada nas canalizações do Hospital da Horta

Previous Article Previous Article Autarcas das Flores pedem mais regularidade no escoamento de resíduos
Next Article Condé Nast elege Terra Nostra como hotel orientado para a sustentabilidade Condé Nast elege Terra Nostra como hotel orientado para a sustentabilidade

O Hospital da Horta detectou a presença da bactéria ‘legionella’ nas canalizações do edifício antigo daquela unidade de saúde mas a Administração garante que o caso “não constitui risco para a saúde pública”.
“Esta é uma contaminação possível, embora indesejável, em sistemas de águas, que se trata com aplicação de medidas específicas e não constitui perigo para a saúde pública, desde que adoptados os procedimentos devidos”, admitiu o Conselho de Administração do hospital da Horta, em comunicado enviado às redacções.
A mesma fonte adianta que “não foi registado qualquer caso clínico relacionado com a presença da referida bactéria” em ambiente hospitalar, e que já foram tomadas medidas de precaução, nomeadamente a desinfeção térmica e química das canalizações, e proibidos os banhos de água quente a utentes e funcionários.
A ‘legionella’ é uma bactéria que, quando inalada, poderá provocar infeções respiratórias graves, e até mesmo a morte, como aconteceu, por exemplo, em 2014, no hospital de Vila Franca de Xira, onde cerca de 400 pessoas foram infectadas, 12 das quais acabaram por morrer.
“Todas as medidas tomadas estão em consonância com a Direção-geral de Saúde e Direcção Regional da Saúde”, adianta o hospital da Horta, que garante estar a acompanhar a situação, até que a mesma esteja “normalizada”.

Share

Print
Ordem da notícia2242

Theme picker