Alojamento Local quer “distribuição uniforme”  de turistas por outras ilhas
Diário dos Açores

Alojamento Local quer “distribuição uniforme” de turistas por outras ilhas

Previous Article Previous Article Bolieiro exige da República financiamento dos 3,5 milhões para a Universidade dos Açores
Next Article Feira das Florinhas hoje na Casa Manuel de Arriaga Feira das Florinhas hoje na Casa Manuel de Arriaga

A Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) considera que os dados relativos ao turismo no primeiro trimestre deste “são globalmente positivos, embora seja necessário desagregar estes indicadores, já que os mesmos não se comportam da mesma forma em todas as ilhas”.
Aquela associação, em nota enviada ao nosso jornal, recorda que no passado mês de Março, o Alojamento Local registou um aumento das dormidas de 24,3% nos Açores, em comparação ao mesmo mês do ano passado.
Os dados, divulgados recentemente, pelo Serviço Regional de Estatística, sobre a actividade turística no mês de Março, indica que o Alojamento Local registou 59,3 mil dormidas, sendo que os residentes em Portugal representaram 22,9% dessas dormidas, com uma diminuição de 0,5% face a março de 2022, enquanto os residentes no estrangeiro representaram 36,3 mil dormidas, o que se traduz num aumento de 47,6% relativamente ao período homólogo.
O número de hóspedes atingiu os 16,8 mil, o que representa um acréscimo da taxa de variação homóloga de 27,5%.
Nos primeiros três meses deste ano registaram-se 146,4 mil dormidas no Alojamento Local, sendo este um valor superior em 34,3% ao registado no mesmo trimestre do ano passado, mas enquanto se verificam aumentos em São Miguel (32,9%), São Jorge (32,0%), Pico (16,2%) e Faial (3,7%), face ao período homólogo, as ilhas de Santa Maria (-36,7%), Graciosa (-22,6%), Terceira (-1,4%) e Flores (-0,9%) registaram os resultados negativos referidos atrás, quando comparados com o mesmo período de 2022.
A ilha do Corvo não registou dormidas declaradas nestes meses.
Por números absolutos, a ilha de São Miguel registou 45,1 mil dormidas, representando 76,0% do total da Região, seguindo-se a Ilha Terceira, com 6,2 mil dormidas (10,5% do total regional), a Ilha do Faial, com 3,18 mil dormidas (5,4%) e o Pico com 3,16 mil dormidas (5,3%).
“Tendo em conta esta realidade, a ALA alerta para a necessidade de promover uma melhor distribuição do fluxo de passageiros desembarcados nos Açores, contribuindo assim para a inversão da evolução negativa registada em quatro das nove ilhas”, lê-se no comunicado.
“Por outro lado, torna-se cada vez mais evidente, a necessidade de acelerar a promoção do Destino Açores, tornando-a também mais eficaz e beneficiando as nove ilhas do nosso Arquipélago”, acrescenta.
Com estas medidas, a ALA entende que “será mais fácil aos empresários do Alojamento Local, alcançar uma estabilidade necessária e duradoura, para assegurar a continuidade da actividade que tão bem tem servido o scetor do Turismo na Região e, por conseguinte garantir a manutenção dos postos de trabalho criados pelo Alojamento Local”.

Share

Print

Theme picker