PS acusa Governo dos Açores de esconder documentos sobre empresas públicas
Diário dos Açores

PS acusa Governo dos Açores de esconder documentos sobre empresas públicas

Previous Article Previous Article BE alerta para falta de faroleiros nos Açores
Next Article Governo paga 300 mil euros a misericórdias e instituições sociais para despesas de combustível Governo paga 300 mil euros a misericórdias e instituições sociais para despesas de combustível

Carlos Silva, deputado socialista, alertou ontem para “a falta de transparência do Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, que por não ter entregado no prazo previsto, na Assembleia Legislativa, os Planos e Orçamentos das entidades do Setor Público Empresarial  que está a impedir a fiscalização do Parlamento”.
“O PS/Açores solicitou, através de um requerimento entregue no Parlamento, informação quanto aos Planos e Orçamentos para 2023 relativos à Lotaçor, aos três Hospitais da Região e às empresas do grupo SATA. Recordo que essa informação deveria ter sido entregue na Assembleia Legislativa até 31 de março, mas tal não se verificou, estando por isso o Governo Regional em incumprimento pela falta do seu envio”, considerou o parlamentar socialista.

“Inaceitável resposta do governo”

“Mas, considerando que esses Planos e Orçamentos não podem continuar a ser ocultados nem dos Açorianos nem dos seus representantes, num procedimento de falta de transparência e reserva politicamente criticável”, Carlos Silva considerou inaceitável a resposta do Governo da coligação que justifica esse atraso “com as alterações orgânicas nas tutelas, alterações dos representantes do acionista e alterações na organização societária das próprias empresas”.
“O Secretário Regional das Finanças entende não poder disponibilizar os documentos por os mesmos carecerem de consentimento e aprovação por parte de órgãos recentemente alterados e concedeu, por isso, o tempo necessário para a sua análise e pronúncia por parte dos novos titulares dos cargos”, referiu o deputado socialista, alertando que no caso dos Hospitais e do grupo SATA ambas as entidades não remeteram em 2022 os respetivos Planos e Orçamentos e Planos estratégicos plurianuais.
“Estas são as entidades do SPER com maior financiamento público, no caso dos Hospitais, e as entidades com maiores volumes de negócios, no caso do grupo SATA, e com a falta de envio da documentação ao Parlamento regional estão em incumprimento reiterado da cominação legal sobre esta matéria”, frisou o parlamentar.

“Governo esconde documentos”

Mas, conforme acrescenta Carlos Silva, o Governo Regional está, ainda, a esconder documentos dos Açorianos e a impedir a fiscalização do Parlamento quando se recusa a disponibilizar a informação solicitada também no que diz respeito ao agravamento dos prazos de pagamentos a fornecedores.
“Com base na decisão da União Europeia ter instaurado a Portugal ações por não se registarem melhorias nos prazos de pagamentos a fornecedores, sobretudo nas duas Regiões Autónomas, o PS/Açores solicitou informação ao Governo quanto ao cumprimento desses mesmos prazos, tendo sido, mais uma vez, a resposta inadmissível”, considerou o socialista.
“O Governo Regional, apesar de anunciar que reduziu significativamente o prazo de pagamento a fornecedores da Região, não entrega a documentação solicitada, limitando-se a afirmar que no âmbito do processo de elaboração da Conta da Região, e por estarem a ser conferidos e consolidados esses dados, não pode prestar informação fiável e definitiva. Essa não é uma boa prática, os Açorianos merecem saber a verdade e o Parlamento deve poder proceder à sua fiscalização”, considerou o deputado socialista.
De acordo com Carlos Silva, estas sistemáticas faltas de documentação e, noutros casos de respostas evasivas, são “mais uma tentativa para limitar a fiscalização dos deputados”, para além de representarem uma evidente “desconsideração pelos representantes do povo açorianos e pela tão apregoada centralidade do Parlamento”.

Share

Print

Theme picker