PAN alerta para cancelamento de exames TAC no HDES
Diário dos Açores

PAN alerta para cancelamento de exames TAC no HDES

Previous Article Previous Article Eurodeputada Graça Carvalho acusa Governo da República de discriminar os Açores
Next Article BE alerta para falta de faroleiros nos Açores BE alerta para falta de faroleiros nos Açores

O PAN/Açores alertou ontem para o alegado cancelamento de alguns exames complementares de diagnóstico devido à “inoperacionalidade ou incapacidade” dos aparelhos TAC no hospital de Ponta Delgada, o maior da região.
Segundo o partido, a questão está relacionada com o “funcionamento dos aparelhos TAC no hospital de Ponta Delgada”, na ilha de São Miguel, que está, alegadamente, a impedir que doentes oncológicos possam recorrer a este meio de diagnóstico complementar.
“A Tomografia Computorizada é determinante para estudar vários órgãos e para o diagnóstico de um conjunto de patologias, com especial enfoque na identificação de tumores. A TAC é fundamental para o rastreio e acompanhamento do cancro do pulmão, permitindo determinar o tamanho e a localização do tumor, neste órgão”, sublinha o PAN.
O deputado único do PAN no parlamento dos Açores, Pedro Neves, refere que “a alta incidência de cancro de pulmão” na região e a “elevada taxa de mortalidade provocada por esta neoplasia, impõe uma resposta concertada e eficaz dos serviços de saúde, nas várias fases de prevenção e tratamento da doença”. Para o parlamentar do PAN/Açores, citado no comunicado de imprensa, não é aceitável que “doentes oncológicos estejam à espera de realizar uma TAC há mais de oito meses e que o seu tratamento fique em suspenso devido à incapacidade do hospital garantir a utilização deste meio de diagnóstico complementar”.
No requerimento, o partido quer saber as justificativas do Governo Regional sobre “os constrangimentos na articulação com a Clínica de Radioncologia, a inoperacionalidade ou incapacidade dos aparelhos TAC” no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, e as alternativas que a tutela procura implementar para “sanar este problema que afeta vários utentes, em especial os doentes oncológicos”.

Share

Print

Theme picker