Remax transaccionou no ano passado 169 milhões de euros nos Açores e Madeira
Diário dos Açores

Remax transaccionou no ano passado 169 milhões de euros nos Açores e Madeira

Previous Article Previous Article Deputado questiona ministra sobre recusa em transladar para os Açores corpo de recluso falecido no Continente
Next Article Donos da verdade

A Remax Portugal registou no ano passado um volume de preços de 169,6 milhões de euros nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, resultante de 1.905 transações imobiliárias.
Num comunicado enviado às redações, a Remax Portugal afirma que estes números traduzem um crescimento do volume de preços na ordem dos 23% e um aumento de 3,4% no número de transações face a 2021, mais evidente na região autónoma dos Açores. “O ano foi sinónimo de dinamismo para as Ilhas portuguesas, já que o crescimento foi superior à média nacional”, realça.
A mesma nota adianta que os arquipélagos da Madeira e dos Açores “são cada vez mais atrativos para investimento nesta área” e, mostrando-se atenta à tendência do mercado e a uma aposta na capilaridade da rede, a Remax tem, atualmente, três agências na Madeira e oito nos Açores, num total de 155 consultores imobiliários nos arquipélagos (53 consultores com atividade na Madeira e 102 nos Açores).
Nos dados disponibilizados pela Remax, é possível verificar que qualquer que seja a região, os clientes nacionais intervêm na maioria das transações. No entanto, os estrangeiros têm maior peso na Madeira do que nos Açores e nas restantes regiões do país. Em 2022, a nível nacional, os clientes portugueses representaram um pouco mais de três quartos das transações (76,1%), sendo que na Madeira cerca de 60%. Já nos Açores, os clientes portugueses têm maior expressão, representando 87% das transações.
Na Madeira, as transações por nacionalidades foram as seguintes: portuguesas (60,9%), alemã (6,9%), norte-americana (5,3%) e inglesa (5,0%).
É possível ainda constatar que são os norte-americanos e os alemães quem mais investem nas duas regiões autónomas, depois dos portugueses. Os dados revelam que, à semelhança do que acontece no Ccontinente, registou-se um aumento do peso dos clientes estrangeiros face a 2021, sobretudo os de nacionalidade norte-americana.
“São muitos os fatores que contribuem para a atratividade das ilhas dos Açores e de Madeira, nomeadamente a beleza natural das regiões, o clima, a hospitalidade e a gastronomia. De facto, os governos regionais têm procurado desenvolver ecossistemas favoráveis aos negócios, através de um sistema de incentivos ao investimento que promovem a empregabilidade e o usufruto de benefícios fiscais, em sintonia com o desenvolvimento de infraestruturas tecnológicas e de acessibilidades, a par dos estímulos à formação e inovação. Na verdade, a insularidade tem sido, historicamente, o grande entrave ao desenvolvimento das regiões autónomas, mas é cada vez mais um fator irrelevante na atratividade do investimento, como de resto os Açores e a Madeira têm demonstrado.”, salienta Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal.
De acordo com a responsável, o objetivo é “aumentar a capilaridade da rede com novas agências nas Ilhas, onde acreditamos existir bastante potencial para investimento imobiliário”.

Share

Print

Theme picker