Os Açores estão mais envelhecidos: por cada 100 jovens há 113 idosos
Diário dos Açores

Os Açores estão mais envelhecidos: por cada 100 jovens há 113 idosos

Previous Article Previous Article Cancelada greve nos matadouros dos Açores
Next Article Governo investe 400 mil euros em obras na Escola Manuel de Arriaga, no Faial

Os Açores estão mais envelhecidos, apesar de continuar a registar o menor índice de envelhecimento do país.
O rácio entre idosos e jovens na Região é de 113,19, embora seja heterogéneo ao nível ilha, município e sexo.
Os dados foram revelados ontem pelo SREA, associando-se ao 88º aniversário do INE.
Com efeito, segundo os Censos 2021, por cada 100 jovens açorianos (pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos), há cerca de 113 idosos (pessoas com 65 ou mais anos), tendo este valor aumentado 54,5% face a 2011 (onde se registava um índice de envelhecimento nos Açores de 73,26).
O grupo etário dos 65 anos ou mais representa 16,5% da população residente açoriana, designadamente 39 109 pessoas, enquanto o grupo etário dos jovens até aos 14 anos corresponde a 14,6% do total, nomeadamente 34 553 pessoas.
No cômputo nacional, existem cerca de 182 idosos por cada 100 jovens.

Ainda assim, o mais baixo do país

Considerando quer as 7 regiões NUTS II de Portugal, quer as 25 regiões NUTS III, o índice de envelhecimento dos Açores (113,19) é o menor de entre todas estas regiões do país.
A nível ilha, em todas residem mais idosos do que jovens, à exceção de São Miguel, a qual é igualmente a única ilha com um índice de envelhecimento abaixo da média regional.
 Por outro lado, todas as ilhas açorianas têm um índice de envelhecimento inferior à média nacional.

Ribeira Grande e Lagoa, os mais jovens

Atendendo aos 19 municípios açorianos, os respetivos índices de envelhecimento variam entre 56,58 na Ribeira Grande e 202,06 nas Lajes do Pico.
Em particular, dos três municípios nacionais onde residem mais jovens do que idosos, dois ficam nos Açores: Ribeira Grande e Lagoa, notavelmente os dois municípios com os índices de envelhecimento mais baixos do país.
Por outro lado, existem três municípios açorianos cujo respetivo índice de envelhecimento é superior à média nacional: Lajes do Pico, Calheta e Lajes das Flores.
Em termos da distribuição por sexo, quer a nível ilha, quer a nível municipal, verifica-se que o índice de envelhecimento é sempre superior no caso do sexo feminino. Em particular, existem mais jovens do que idosos nos Açores se só se considerar o sexo masculino.
 
SREA associa-se ao INE

O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), com estes dados, associa-se ao 88.º aniversário do Instituto Nacional de Estatística (INE), celebrando esta data com uma divulgação que explora uma das dimensões censitárias ao nível da população: o índice de envelhecimento na Região Autónoma dos Açores (RAA).
Esta divulgação tem por base os resultados definitivos dos Censos 2021, a maior operação estatística realizada em Portugal, a qual tem um papel determinante no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, e que resulta da parceria estabelecida entre o INE, o SREA e as autarquias locais açorianas.
Ao mesmo tempo que o SREA dá a conhecer melhor a realidade dos Açores neste tema específico, bem como demostra exemplos de informações que podem ser extraídas dos Censos 2021, este tema também serve para simbolizar uma parceria frutífera de longa data, com 43 anos, entre o INE e o SREA, especialmente no que respeita à função de delegação do INE na RAA para as estatísticas oficiais de âmbito nacional, função essa desempenhada pelo SREA a par da sua outra de Autoridade Estatística para as estatísticas oficiais de interesse exclusivo regional.

Share

Print
Ordem da notícia2262

Theme picker