Dia dos Açores nas Lajes do Pico
Diário dos Açores

Dia dos Açores nas Lajes do Pico

Previous Article Previous Article PS solicita ao Governo Regional que apresente versão final do Programa Operacional 2030
Next Article 810 quilos de atum patudo apreendidos em Santa Maria 810 quilos de atum patudo apreendidos em Santa Maria

As comemorações oficiais do Dia da Região Autónoma dos Açores 2023, marcadas para o próximo dia 29 de maio, vão ter lugar no concelho das Lajes do Pico, com uma Sessão Solene e um almoço comemorativo, abertos à população.
A Sessão Solene tem início pelas 10h30, numa tenda montada para o efeito junto à Rua dos Baleeiros, e arranca com a intervenção dos representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), seguindo-se a intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, usando da palavra por último o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.
Depois das intervenções, segue-se a imposição das Insígnias Honoríficas Açorianas visando distinguir cidadãos e pessoas colectivas que se notabilizaram “por méritos pessoais ou institucionais, actos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”, consoante resolução aprovada pelo Parlamento açoriano no dia 21 de abril de 2023.
Este ano serão atribuídas 27 Insígnias, nomeadamente uma Insígnia Autonómica de Valor, três Insígnias Autonómicas de Reconhecimento, seis de Mérito Profissional e 17 de Mérito Cívico, sendo impostas alternadamente pelos Presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores.
No final da imposição das insígnias, serão interpretados os Hinos dos Açores e de Portugal, este ano a cargo do Grupo Coral das Lajes do Pico.
Depois da Sessão Solene, as comemorações do Dia da Região prosseguem com o tradicional almoço das Sopas em Honra do Divino Espírito Santo, servidas na sede da Filarmónica Liberdade Lajense. O almoço abrirá com a execução do Hino do Espírito Santo, pela Filarmónica Liberdade Lajense, e será acompanhado com a actuação de Foliões. Recorde-se que estas comemorações são uma organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores, na sequência da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores pelo Parlamento açoriano em 1980, através do Decreto Regional n.º 13/80/A, de 21 de Agosto, com o objectivo de comemorar a Açorianidade.

Share

Print

Theme picker