Diário dos Açores

Amigos dos Açores celebram Dia Nacional dos Jardins a 27 de Maio

Previous Article Previous Article A arte da pintura está em destaque no Azores Fringe Festival
Next Article Minuto de Saúde Minuto de Saúde

Ao longo de cinco meses, de Outubro de 2022 a final de Fevereiro de 2023, os colectivos e pessoas que integram o Fórum Amigos das Árvores – FAA, elaboraram, de modo cooperativo, um documento conjunto sobre a primeira vez que será comemorado o Dia Nacional dos Jardins, criado em homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020).
A coordenação desse processo foi conduzida pela Associação dos Amigos dos Açores em conjunto com a Campo Aberto – associação de defesa do ambiente, parceria que tinha já estado presente na criação da plataforma informal Fórum Amigos das Árvores. Dez colectivos integrantes assinaram o documento em final de Janeiro de 2023, tendo em seguida o texto sido proposto, ainda em regime de redacção conjunta e portanto aberto a alterações, a mais algumas associações de âmbito nacional, tendo sete delas (quase todas as que foram convidadas) subscrito o documento.
A partir do início de Março e até 16 de Maio, o texto foi proposto à subscrição de dezenas de grupos formais e informais, de carácter ambiental e outros, que se identificassem com o documento. Ficaram assim registadas 63 subscrições colectivas no total nacional.
Os Amigos dos Açores - Associação Ecológica celebram o Dia Nacional dos Jardins com uma visita ao Jardim José do Canto no próximo dia 27 de Maio, integrada na actividade “banhos verdes”, que tem por objectivo a promoção de visitas guiadas a jardins e parques da ilha de São Miguel, ao longo do ano de 2023.
Até ao presente mês de Maio já decorreram banhos verdes no Jardim António Borges, Jardim do Palácio de Sant’Ana, Parque Beatriz Canto, com o apoio deManuel Moniz da Ponte e de Raimundo Quintal. Estão previstas mais visitas a outros jardins e parques da ilha de São Miguel ao longo do ano de 2023.

 

Share

Print

Theme picker