A arte da pintura está em destaque no Azores Fringe Festival
Diário dos Açores

A arte da pintura está em destaque no Azores Fringe Festival

Previous Article Previous Article Corvo é o único concelho dos Açores ainda sem 5G
Next Article Amigos dos Açores celebram Dia Nacional dos Jardins a 27 de Maio

Até ao final do mês de Junho, os Açores são palco do festival internacional de artes, Azores Fringe. Performance e música, conferências e workshops, cinema e curtas, artesanato e exposições, uma explosão artística dos Açores para o mundo.
A décima primeira edição, que arrancou a 13 de Maio, destaca a pintura, e este fim-de-semana viu o artista Luiz Domanoski expor pela primeira vez fora da sua ilha de residência. Luiz Domanoski dedica-se à pintura abstracta improvisada, banda desenhada e design gráfico. Nasceu no Brasil, mas a Ilha do Faial é sua casa desde criança.     
“Visões” é o novo projecto de pintura, que tem como objectivo “evocar imagens de um artista que está captando algo único e pessoal em cada uma das suas gravuras.” A ideia por detrás do título é que as obras são “uma reflexão das minhas próprias visões e perspectivas pessoais, sobre o que me rodeia, nomeadamente a cultura açoriana,” diz o artista. Cada gravura representa um momento de inspiração ou uma ideia visual que foi capturada. O projecto sugere uma sensação de movimento e transformação, como se as gravuras estivessem sempre evoluindo e desenvolvendo-se ao longo do tempo.  O projecto acrescenta uma expansão para telas, em que cada tela retrata um momento que o artista expressa para captar as influências ilustradas nas gravuras, utilizando outros materiais como acrílico e gesso.
A exposição “Visões” por Luiz Domanoski está patente na galeria Atlântico Teahouse, na Madalena do Pico, até 30 de Junho. Na Biblioteca Auditório da Madalena, o picaroto Manoel Costa expõe a colecção de pinturas “Ser Fazedor de Coisas”, até dia 9 de Junho. E, na Biblioteca Municipal da Vila do Porto, em Santa Maria, encontra-se “Saudade” pelo micaelense Martim Cymbron, até ao final do Verão. Em São Jorge, no Atelier de Kaasfabriek, a partir de 10 de Junho, pintura a óleo da holandesa Dinie Goedhart com o tema “A paisagem de Frísia”, e as “Obras de Capa” do luso-francês Carlos Farinha também encontram aqui casa para este verão.
Ainda na pintura, o artista holandês, Pieter Adriaans, lidera um workshop de pintura criativa em Santo António, São Jorge. No mesmo dia, a artista alemã Heike Vitzthum, junta-se ao Fringe para liderar um workshop de têmpera de ovo, estilo dos clássicos. O evento acontece no Sábado, 27 de Maio, na sala da Miratecarts nos Bombeiros da Madalena, e qualquer pessoa pode se inscrever. “É um Fringe repleto de cor e pintura,” avança o fundador do festival, Terry Costa.

Share

Print

Theme picker