Diário dos Açores

Açores e Madeira juntos na Feira do Livro em Lisboa

Previous Article Livro sobre viagem nos Açores de José Pedro Castanheira vence prémio
Next Article Palavra, Memórias e Educação Quando o Reconhecimento é um Valor

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais marca presença na 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa com uma parceria com o Governo Regional da Madeira e com a participação de 15 editoras, 1745 publicações, quatro concertos de artistas açorianos, cinco apresentações de livros e um showcooking.
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, explicou que a parceria resulta do “protocolo que foi assinado na Cimeira Madeira/Açores”, realizada em 2022.
 “Esta é uma forma de termos uma promoção mais forte, mais musculada e mais participada através desta parceria”, referiu.
A Feira do Livro de Lisboa decorre entre 25 de Maio e 11 de Junho, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
 Amanhã, dia 27 de Maio, às 13h00, no Auditório Nascente, decorre o debate “Conversas à volta da mesa” sobre o livro “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia – Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola”.
 No mesmo dia, às 16h00, no Palco Praça Laranja, decorre a apresentação dos livros “Árvore dos Açores - Ilha de São Miguel” e “Flores de Cá e de Lá”, com o autor de ambos os livros, Raimundo Quintal.
No dia 28 de Maio, às 20h30 sobem ao Palco Praça Laranja o músico terceirense Jerry Sousa e o madeirense Roberto Moniz para interpretar músicas tradicionais dos Açores e da Madeira, num alinhamento repartido entre a tradição açoriana e a madeirense, que irá incluir a explicação das músicas e das violas características das duas Regiões Autónomas.
No dia 29 de Maio, o músico terceirense Cristóvam sobe ao Palco Praça Laranja, às 19h00, para apresentar ao vivo o seu mais recente trabalho ‘Songs on A Wire’. O cantautor açoriano, apresenta-se a solo, num concerto intimista, que passará também pelo seu primeiro disco ‘Hopes & Dreams’, e contará ainda, com uma vertente de storytelling.  
A 3 de Junho, pelas 20h00, no Palco Praça Laranja, será apresentado o livro “Gastronomia dos Açores – Cozinha Tradicional das Ilhas”, de António Cavaco e Ernesto Rezendes.
 O centenário do nascimento de Natália Correia é celebrado às 15h00, do  dia 4 de junho, no Auditório Sul, com um concerto inteiramente açoriano, com Aníbal Raposo, acompanhado por Paulo Bettencourt, na guitarra, Romeu Presunça nas percussões e Victor Castro na guitarra clássica.
 No dia 8 de Junho pelas 17h30 no espaço Showcooking Praça Verde decorre o showcooking e a degustação de gastronomia açoriana fria com o chef Fernando Soares.
No mesmo dia, às 18h15, será apresentado o livro “À Descoberta da Gastronomia Regional dos Açores”, com a autora Madalena San-Bento e com o apresentador Fernando Mendes no espaço Showcooking Praça Verde.
No dia 9 de Junho, no Palco Praça Laranja, às 17h00, será apresentado o livro “Ponta Delgada, Memórias Fotográficas 1860 – 1960” por Pedro Pascoal de Melo e Maria Helena Frias, da Artes e Letras Editora.

15 editoras açorianos presentes

 No mesmo dia, no Palco Praça Laranja, às 21h00, atua a Tuna Universitária Corsários dos Açores, constituída por estudantes açorianos em Lisboa, que tocam músicas tradicionais da Região.
 O stand Cultura Açores estará identificado com G-25 e G-26, na zona laranja, e estarão representadas 15 editoras da Região, nomeadamente: “Artes e Letras Editora”, “Amigos dos Açores - Associação Ecológica”, “Blanca Martín-Calero”, “Centro de Artesanato e Design dos Açores”, “Companhia das Ilhas, Lda”, “Geotrota Unipessoal Lda”, “Instituto Açoriano de Cultura”, “Instituto Histórico da Ilha Terceira”, “Núcleo Cultural da Horta”, “OMA - Observatório do Mar dos Açores”, “Predicado Inclinado Unip., Lda”, “Publiçor, Publicações & Publicidade, Lda”, “Sociedade Afonso Chaves”, “Turiscon Editora” e “Universidade dos Açores”.

Share

Print

Theme picker