Marinha resgata velejador ao largo dos Açores
Diário dos Açores

Marinha resgata velejador ao largo dos Açores

Previous Article Previous Article Missão Continente doou mais de 260 mil euros em excedentes alimentares
Next Article CESA apela à intervenção do Representante da República

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 11h40 (horas locais) do dia 23 de Maio, o resgate médico de um tripulante da embarcação de recreio francesa “Gwennili-Vor”, a navegar a cerca de 490 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 900 quilómetros, a nordeste da Ilha Terceira.  
O tripulante foi avaliado com traumatismo crânio-encefálico grave, devido a um acidente ocorrido a bordo da embarcação, com necessidade de resgate médico imediato.   
O pedido de auxílio do veleiro foi feito por um dispositivo do tipo EPIRB (Emergency Position-Indicating Rádio Beacon), não sendo possível qualquer contacto prévio com a embarcação ou obtida qualquer outra informação adicional.
Para o resgate, foi empenhado para a posição do alerta o avião de patrulha marítima P3, da Força Aérea Portuguesa (FAP), que estabeleceu comunicações com a embarcação.
O resgate do paciente foi efectuado pelo navio mercante norueguês “Inventana”, que transportou o tripulante até uma posição de alcance do helicóptero EH-101 da FAP que transportou a vítima para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, onde aterrou às 15H22 (horas locais) do dia 24 de maio.
O paciente, em estado crítico, foi transferido, posteriormente, para uma unidade hospitalar.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, o navio mercante norueguês “Inventana”, um helicóptero EH-101, uma aeronave P3, uma ambulância do Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Share

Print

Theme picker