Turistas estão a deixar mais dinheiro nos Açores mas a ficar menos tempo
Diário dos Açores

Turistas estão a deixar mais dinheiro nos Açores mas a ficar menos tempo

Previous Article Previous Article Mais 38 quilos de lapas apreendidos em São Miguel
Next Article HDES retoma realização de Interrupção Voluntária da Gravidez

Os turistas estão a deixar mais dinheiro na Região, nos proveitos totais da hotelaria, neste primeiro trimestre, mas a estadia está a ficar mais curta do que a média do ano passado.
Com efeito, segundo dados do SREA, a que o nosso jornal teve acesso, neste trimestre, os proveitos totais e os de aposento (hotelaria e turismo no espaço rural) apresentaram, respectivamente, um valor de 17,4 milhões de euros (+51,4%) e de 11,8 milhões de euros (+47,8%).
A estada média trimestral situou-se nos 2,81 dias, valor ligeiramente inferior à estada média do trimestre homólogo.

Procura cresce

De qualquer modo, a procura turística no primeiro trimestre de 2023, na Região Autónoma dos Açores, apresentou um acréscimo face ao período homólogo de 29,4% nas dormidas e de 32,1% nos hóspedes para o conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, turismo no espaço rural e alojamento local).

Novo recorde em Abril

Os Açores registaram, em abril, cerca de 287 mil dormidas em alojamentos turísticos, superando os valores do mesmo mês em 2019 (pré-pandemia), segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA) divulgadas ontem.
“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas, em toda a Região, cerca de 287 mil dormidas em alojamentos turísticos em Abril”, lê-se numa publicação do SREA, divulgada na sua página na Internet, referente a dormidas em hotelaria tradicional, turismo em espaço rural e alojamento local.
Segundo o relatório de actividade turística do SREA referente a Abril de 2019, período anterior à pandemia de Covid-19, os Açores contabilizaram nesse mês 242.389 dormidas em alojamentos turísticos.
Em comparação com esse mês, as estimativas do SREA para Abril de 2023 apontam para um crescimento de 18,4%.
Já face a Abril de 2022, em que a Região registou 236.253 dormidas em alojamentos turísticos, o crescimento estimado é de 21,5%.
A publicação destaca ainda o número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, em Abril, provenientes de voos territoriais (do continente português ou da Madeira) e internacionais.
Também neste caso, os números de 2023 apontam para um crescimento face a 2019.
O desembarque de passageiros provenientes de voos nacionais cresceu 11,6%, passando de 77.321, em 2019, para 86.298, em 2023. Quanto ao número de passageiros provenientes do estrangeiro desembarcados nos Açores aumentou 49,9%, passando de 12.274 para 18 402.
Já em comparação com Abril de 2022, registou-se um aumento de 17,7% nos passageiros provenientes de voos nacionais e de 65,7% nos provenientes de voos internacionais.
Segundo o SREA, o Indicador de Turismo (IT) “tem por objetivo estimar a evolução geral da actividade económica no sector do turismo na Região Autónoma dos Açores”.
“O IT-Açores resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Actividade Turística”, lê-se na publicação.
A estimativa das dormidas no conjunto da hotelaria, no turismo no espaço rural e no alojamento local “recorre aos valores registados no Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos” e à “extrapolação de tendências de acordo com a taxa de resposta expectável em cada caso”.

Share

Print
Ordem da notícia2268

Theme picker