Mais 38 quilos de lapas apreendidos em São Miguel
Diário dos Açores

Mais 38 quilos de lapas apreendidos em São Miguel

Previous Article Benefícios de plantas e flores no lar
Next Article Turistas estão a deixar mais dinheiro nos Açores mas a ficar menos tempo Turistas estão a deixar mais dinheiro nos Açores mas a ficar menos tempo

O Comando Territorial dos Açores da GNR, através do Posto Territorial de Ponta Delgada, no período compreendido entre o dia 21 e 24 de Maio de 2023, apreendeu 38 quilos de lapas, na Ilha de São Miguel.
No seguimento das acções de patrulhamento à orla costeira, no âmbito da prevenção e fiscalização do exercício da pesca lúdica e pesca profissional, os militares da GNR abordaram e identificaram quatro homens com idades compreendidas entre os 23 e os 55 anos, os quais estavam na posse de 38 quilos de lapas, cuja captura foi exercida por mergulho e apanha de pedra.
Como resultado das acções de fiscalização, procedeu-se à apreensão de todos os moluscos, pelo facto de se encontrarem em período de defeso, e por conseguinte ser proibida a sua apanha/captura, no período compreendido entre 1 de Outubro e 31 de Maio.

Proibida apanha entre 1 de Outubro e 31 de Maio

Os moluscos apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural, por se considerar estarem reunidas as condições de sobrevivência, sendo elaborado os respetivos autos de contraordenação.
A GNR relembra que o respeito pelos períodos de defeso é uma medida de gestão sustentável, a qual tem o intuito de melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Share

Print

Theme picker