Diário dos Açores

Domingo é dia de “Brincar na Rua” e no Centro Histórico de Ponta Delgada

Next Article Comemoração do Dia da Criança 2023 em Vila Franca do Campo

No próximo Domingo, dia 28 de Maio, a partir das 14h00, o Centro Histórico de Ponta Delgada vai proporcionar uma série de brincadeiras e jogos de rua para serem vivenciados ao ar livre por adultos e crianças, fruto do projecto “Brincar na Rua”.
E isso significa que as famílias e amigos que se deslocarem à Praça do Município na tarde de Domingo vão ser convidadas a jogar “Futebol de Pano”, a marcar “Penáltis”, a praticar o “Jogo do Arco”, ou a testarem as suas capacidades no “Mini-Golfe”, no “Jogo do Labirinto”, e no “Caça-Bolas”.
A iniciativa parte da Instituto de Apoio à Criança - Açores e é desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, como forma de assinalar o Dia Internacional do Brincar e dar sequência à Campanha de Promoção do Direito de Brincar, assumida por ambas as entidades.
A campanha, esclareça-se, visa a promoção de acções conjuntas que fomentem o desenvolvimento de uma identidade lúdica colectiva que promova o tempo e o espaço para brincar, na família e na comunidade.
Enquadrado nesses mesmos propósitos, o projecto “Brincar na Rua” tem como objectivo central promover a ludicidade nos espaços urbanos, devolvendo os espaços públicos da cidade e das freguesias às vivências de toda a comunidade e, em particular, das crianças.
Sem quaisquer custos associados para participar, as actividades de Domingo visam fomentar a interacção das crianças com os pares, mas também com adultos, quer sejam da família, amigos, ou outros, antecedendo o Dia Mundial da Criança, a celebrar-se no dia 1 de Junho, no Campo de São Francisco.
De notar que o Dia Internacional do Brincar (World Play Day) foi criado em 1999 por iniciativa de Freda Kimo, a então Presidente da International Toy Library Association (ITLA), com o desígnio de dar ênfase ao 31º artigo da Convenção Sobre os Direitos da Criança, no qual se destaca que todas as crianças, sem excepções, têm o direito a descansar, relaxar, brincar e participar em actividades educativas e culturais.

Share

Print

Theme picker