Famílias açorianas vão receber 185 jovens de vários países com destino à Jornada Mundial da Juventude
Diário dos Açores

Famílias açorianas vão receber 185 jovens de vários países com destino à Jornada Mundial da Juventude

Previous Article Previous Article Economia está a desacelerar nos Açores há dois meses consecutivos

A Diocese de Angra vai receber 185  jovens para os Dias na Diocese, oriundos de cinco países, num programa que se vai estender pelas ilhas de São Miguel e Terceira, com actividades culturais, sociais e espirituais.
A abrir esta festa estará a subida à montanha do Pico por mais de uma centena de jovens açorianos, nos dias 24 e 25 de Julho, dia em que será celebrada uma missa de envio a partir do ponto mais alto de Portugal.
Nesta subida participarão jovens das 17 ouvidorias da Diocese, espalhadas pelas nove ilhas do arquipélago.
O Comité Organizador Local tem prevista a celebração de um momento de oração no dia 24, às 22h00, nas várias Igrejas JMJ do arquipélago, como forma de permitir que todos os jovens - os que sobem e os que permanecem nas suas comunidades - estarão juntos em comunhão.
Nos dias 27  e 30 serão celebradas duas missas de envio dos jovens, nomeadamente no santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, e na Sé, em Angra do Heroísmo, respectivamente.
Ao todo os Açores estarão representados em Lisboa por cerca de 900 jovens, entre peregrinos, voluntários e açorianos  peregrinos que não se inscreveram na Região, mas que participarão integrados noutros grupos na JMJ.
Todos poderão participar no encontro presidido pelo Bispo, D. Armando Esteves Domingues e que embora ainda não tenha a data fechada irá decorrer em Lisboa durante a Jornada, que se realiza de 1 a 6 de agosto.
O acolhimento dos jovens estrangeiros será feito nas ilhas de São Miguel e Terceira.
Na ilha Terceira serão acolhidos  45 jovens provenientes  de Madison, nos EUA e em São Miguel serão acolhidos pelas famílias 42 jovens de Guadalajara (México), 58 de Prince Albert e Vancouver (Canadá), 24 de Nova Iorque (EUA), 15 jovens de Aachen (Alemanha ) e 1 de Baucau (Timor-Leste).
Na ilha Terceira os jovens irão desenvolver actividades culturais e pastorais e participarão em várias celebrações.
“Serão dias de cultura para dar a conhecer a nossa Ilha mas também de partilha das vivências da fé” afirma ao sítio Igreja Açores o padre Hélder Miranda Alexandre, responsável pela pastoral juvenil da ilha Terceira.
“Penso que se criarão laços de amizade com as famílias e jovens de cá, que poderão incentivar intercâmbios futuros” acrescenta ainda o sacerdote.
Por outro lado, serão dias particularmente intensos de preparação para as grandes celebrações dos dias altos das JMJ, “de modo a fortalecer o entusiasmo da amizade e das vivências juvenis da fé que nos une a todos” refere ainda o padre Hélder Miranda Alexandre.
“Tivemos uma colaboração próxima da Câmara Municipal e da Câmara de Comércio de Angra, assim como da Associação Montanheiros e do Museu de Angra, com vários apoios. Realço igualmente o apoio especial das famílias de acolhimento” ressalva o responsável.
Os jovens norte-americanos chegam a 26 e partirão a 30 de agosto rumo a Lisboa, participando antes na Missa de envio, que decorrerá na Sé de Angra e será presidida pelo Bispo D. Armando Esteves Domingues.
A Jornada Mundial da Juventude começa a 1 de Agosto em Lisboa.
De referir que os jovens participarão ainda em celebrações em vários momentos, visitando alguns dos lugares mais emblemáticos e turísticos da ilha como o Algar do Carvão, a Furna do Enxofre, a Gruta do Natal, a Lagoa das Patas, a Serra de Santa Bárbara e a Serreta.
Da ilha Terceira partirão com 132 jovens da Ilha para a JMJ.

Share

Print
Ordem da notícia2471

Theme picker