Diário dos Açores

Governo dos Açores promove conferência internacional “Novos Desafios de Segurança e Defesa”

Next Article novobanco reinaugura balcão da Horta novobanco reinaugura balcão da Horta

O Governo Regional dos Açores promove na próxima Quarta-feira, dia 2 de Agosto, às 18h00, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, uma conferência internacional subordinada à temática “Novos Desafios de Segurança e Defesa”.
O orador principal desta conferência será Anders Adlercreutz, Ministro dos Assuntos Europeus e da Gestão de Propriedade no Governo da Finlândia, que abordará o caso concreto deste país no panorama da nova geopolítica mundial com uma palestra intitulada “Novos desenhos de segurança e defesa: o caso da Finlândia”.
Aproveitando a presença do Ministro finlandês na ilha Terceira, esta conferência visa debater as novas realidades de um mundo em transformação, marcado pela crise ecológica, pelas alterações demográficas e por mudanças nas relações de poder entre os Estados.
Igualmente relevante para o debate será a discussão em torno do posicionamento da Região Autónoma dos Açores face às mutações políticas, geográficas e ambientais a nível global.
Tendo como pano de fundo a guerra da Rússia com a Ucrânia e a reorganização em curso ordem mundial, este evento terá ainda uma mesa-redonda de reflexão composta por três individualidades de reconhecido mérito académico e profissional nas áreas da Ciência Política, da Geoestratégia, da História e do Direito, cujo tema será “O nosso mundo: desafios e perspectivas”.
Armando Mendes, jornalista do Diário Insular, doutor em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL, em parceria com a Academia Militar, e autor de vários trabalhados que abordam o espaço geopolítico dos Açores será um dos intervenientes no debate. Participarão ainda na mesa-redonda o professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e colunista de política internacional do jornal Expresso, Miguel Monjardino, e o professor da Universidade de Laval, no Quebeque, na área do direito internacional público, Vladislav Lanovoy. A abertura do evento ficará a cargo do Vice-presidente do Governo, Artur Lima, e o encerramento contará com uma intervenção final do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro.
A entrada é livre, mas devido à limitação de lugares, fica sujeita a confirmação por telefone (295 402 300).

Share

Print

Theme picker