Diário dos Açores

O bem-estar mental no estado atual do mundo

Previous Article A grande reportagem à volta do mundo
Next Article Cenários em Saúde. A medicina e a saúde do futuro (III)

Dezembro de 2019, circulam notícias de que um vírus está a afligir o Estado chinês.
-Sente-se uma pequena ansiedade no ar. Fala-se, à boca pequena, que algo pode aí vir…
Janeiro de 2020, covid-19 começa a manifestar-se em outros países, há a possibilidade de afetar milhões.
Março de 2020, declarada pandemia!
Durante dois largos anos, medo, ansiedade, revolta… turbilhão de emoções.
Fevereiro de 2022. GUERRA, entre a Rússia e a Ucrânia.
Novamente, aquela sensação… Agora, com mais experiência, valoriza-se a inquietação, já não se fala à boca pequena, acredita-se na possibilidade de passarmos de novo por aquele turbilhão de emoções negativas. Quem aguenta isto? Para onde nos viramos?
Pois bem, acredito que seja importante direcionarmos os nossos esforços para fortalecer o nosso ambiente social, assim como nossas relações familiares e de amizade. Um ambiente social positivo, com relacionamentos saudáveis, apoio emocional e suporte social, desempenha um papel essencial na proteção da saúde mental.
Para que as relações sejam saudáveis, é necessária dedicação, tempo e, às vezes, paciência. O atual estado do mundo proporciona-nos uma oportunidade ideal para nos focarmos e aprimorar os nossos laços sociais. Desenvolver relacionamentos que promovam o nosso bem-estar psicológico é fundamental, tanto para nós mesmos, quanto para aqueles que nos rodeiam.
Direcione os seus esforços para criar momentos que proporcionem o desenvolvimento de relações significativas, um encontro rotineiro entre companheiros, ou atividades destinadas à família, de forma a conceber um ambiente social sólido e protetor.
Lembre-se de algo importante: crie um ambiente que proporcione um bem-estar mental para os seus familiares e amigos, pois assim estará também a contribuir para formar um espaço mentalmente saudável.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Carlos Marcelo B. Vieira*

*Psicólogo na USI do Corvo

Share

Print

Theme picker