Diário dos Açores

Educação, Religião e os Cuidados da Pessoa Idosa

Previous Article Previous Article Sabia que...
Next Article A felicidade e os 3 macacos sábios

Santo Agostinho:
Uma Figura Maior da Igreja Católica e da Literatura Mundial

Santo Agostinho (354-430) foi - e é - um Teólogo e um Filósofo Genial. Um dos Maiores Doutores da Santa Igreja Católica. Santo Agostinho tem dois livros universalmente conhecidos, duas Obras de Referência Maior, e de Fé, profunda: “Confissões” e a “Cidade de Deus”, obras e escritos após se ter convertido ao Catolicismo pela muita e fervorosa Oração de sua Mãe, Santa Mónica e pela ação do Bispo Ambrósio.  “Fez-se batizar em 387, após ouvir os sermões de Bispo Santo Ambrósio”.
No dia 27 deste mês de julho de 2023, deparei-me com este livrinho (livro), que desconhecia, da autoria de Santo Agostinho, intitulado “Sobre a Mentira”.
Livros para sempre.
Conheci Santo Agostinho e Santa Mónica através da minha amada Mãe, Leontina Maria Oliveira Medeiros, com 86 anos de Idade, quase a perfazer 87 anos de Idade, se Deus quiser, conheci-os através do Missal Romano, editado em 1958, - que está escrito em Português e Latim -, com pleno vigor bíblico, teológico e canónico -, que herdei e pôr nenhum dinheiro o vendia. O que tem Sentido e Valor Pessoal, e Espiritual, não tem preço.
Foi através da minha amada Mãe, hoje com 86 anos, quase com 87 anos de Idade, Se Deus quiser,  que acedi à eloquente, sábia e humilde - porque profunda - Escola dos Santos. Desde Menino que corre nas minhas veias o Amor à Verdade. Obrigado, Mãe. A Verdade não é uma noção, a verdade que nos educa, forma e guia é um. Quem, É uma Pessoa. Mais do que perguntar o que é a verdade, há que perguntar e procurar e saber Quem é a Verdade, onde está a Verdade, que nos guia e orienta? A Verdade enraíza-se na Vida natural e sobrenatural, no milagre e Mistério que somos e nos transcende na vida.
Ponta Delgada, 31 de julho de 2023, 18.58, Hora dos Açores,
(Facebook, Página de Emanuel Oliveira Medeiros)

(Des)Cuidadoras de Pessoas Idosas:
É Preciso Formação Humana

É preciso dar a maior atenção às cuidadoras de Pessoas Idosas. Para ser Cuidadora de Idosos é preciso uma exigência férrea e humana no sentido de que os serviços prestados sejam irrepreensíveis. Há (des)Cuidadoras. Precisamos saber discernir e separar o trigob do jóio. Uma verdadeira Cuidadora é – tem de ser – Zeladora da Pessoa Humana. A Situação não se resolve nem com cursos nem com certificações mas com Formação Humana. Nunca gostei de generalizar. O rendimento mínimo em Portugal veio pela mão de um 1º Ministro socialista católico, o Eng. António Guterres. Há muita gente dependente dos rendimentos de reinserção e não querem trabalhar em nada. Venha um partido humanista que ponha isto na linha, sem criar injustiças. BASTA. A Sociedade que nós temos estrutura-se na má fé, na má-língua, na mentira e na maldade, tudo coisas que, de um modo ou de outro, o Papa Francisco denuncia. BASTA. Haja respeito pelos Princípios, pelos valores e, antes, pelas pessoas. Desejo o bem de todos, mas quem reiteradamente pratica o mal, já é bom um regime temporário a pão e água, nada que um bom e sério Cristão e Católico não faça na Quaresma. Há Pobreza social porque se criou um sistema de dependência tentacular que dá jeito em tempo de eleições, que se diga Basta, e alguém tome iniciativas à Luz do Humanismo Cristão e Católico, na linha de S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco, Apóstolos da Pobreza, na Palavra e na Ação, Verdadeiros Homens de Deus, atentos ao mundo e ao Alto.
(Texto acrescentado. Facebook, dia 9 de agosto, na Página de Emanuel Oliveira Medeiros)

A Fala e a Verdade

A Fala tem de ter, em ser, um Vínculo à Verdade. Uma sociedade onde abunda a mentira e a maldade provoca danos irreparáveis. Não acredito, e até desprezo, o tipo de educação e formação (que em rigor não é) que não tenha Vínculo aos Princípios, Valores e Verdade. A verdadeira Educação e Formação têm, necessariamente, Vínculo aos Princípios, à Verdade e aos Valores. Há tempos, uma Sábia Professora, no exercício, disse-me:”Esta gente já nasce com a mentira na boca”. Nunca imaginei que se descesse a tal degradação e degenerescência. O problema é que isso é mais sistémico do que a pobreza social. Sem Educação do Caráter não há saída. Além do mais esta é uma sociedade que precisa de religião, inerente à Consciência, mas há que repudiar práticas de fachada, também na religião católica. Precisamos do ar puro que nos vem de Deus, da Natureza, da Verdade. A Verdade é um fundamento e um Princípio Ativo, sem o qual é irrespirável a deformação da mentira e da maldade. E o Papa Francisco bem insiste na perversão que é a maledicência. “Só a Verdade vos libertará”, afirma Cristo para o mundo, para a Humanidade de todos os Tempos.
    Esta é uma época sem espírito e Só o Espírito é Princípio de Vida.
    (Facebook, dia 14 de agosto, na Página de Emanuel Oliveira Medeiros)

NÃO APRECIO CARDEAIS JETSET

JOSEPH RATZINGER FOI EXEMPLO,
UMA REFERÊNCIA EXEMPLAR COMO CARDEAL, DISSE QUE “NÃO VINHA RECEBER APLAUSOS MAS DIZER A VERDADE” E COMO PAPA TORNOU-SE O PAPA DOS PAPAS, DE UMA HUMILDADE E HUMANIDADE PARA TODOS OS TEMPOS. JOSEPH RATZINGER/BENTO XVI FOI SEMPRE FIEL A CRISTO. O SEU LEMA EPISCOPAL SEMPRE FOI “COLABORADOR DA VERDADE”, QUE É CRISTO. NUNCA QUIS SER VEDETA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, DE MUNDANISMO ENGANADOR, MAS FIDELÍSSIMO SERVO DE DEUS, NA PESSOA DE JESUS CRISTO. JOSEPH RATZINGER/BENTO XVI FOI UM EXEMPLO PARA A SANTA IGREJA CATÓLICA E PARA O MUNDO. FOI - E É-, ESTOU CONVICTO- UM SANTO DE DEUS, UM MODELO DE SAPIÊNCIA E DESPOJAMENTO.
Ser Cristão e Católico é uma Alegria e Exige Coragem. Dar Testemunho de Cristo. Sermos Pessoas “fiáveis”, no forte e corajoso dizer de Bento XVI, o Papa dos Papas, um Génio, um Verdadeiro Homem de Deus, que só de Séculos em Séculos Deus envia à Humanidade. Que Papa. Só quem conheceu a sua vida, seguiu o seu Pontificado e lê a sua vastíssima Obra e escritos é que pode ter a mínima perceção de quem foi Joseph Ratzinger/Bento XVI, e nunca se exibiu como Cardeal, também nisso deve ser modelo para certas figuras da Igreja que devem deixar de cair nas malhas da tentação do mundanismo de uma certa comunicação social que explora. Não tem poder quem quer ser jetset da Comunicação Social mas quem tem recato e discrição. É tempo de o dizer. Digo-o como Batizado, Cristão e Católico.
(Facebook, Página de Emanuel Oliveira Medeiros, 15 de agosto de 2023)


Vila Franca do Campo:
Minha Terra Matrimonial

No início da Madrugada partilhei o Evangelho. Na véspera faço a leitura e meditação dos textos bíblicos.
HOJE A MISSA FOI NA IGREJA MATRIZ DE S. MIGUEL ARCANJO, EM VILA FRANCA DO CAMPO, MINHA, NOSSA, TERRA MATRIMONIAL. FOI NAQUELE DIA, NAQUELA HORA, NO SANTUÁRIO DA SENHORA DA PAZ. ESPOSO E ESPOSA, PARA SEMPRE, COM UM “SIM”, PROFERIDO NO ALTAR, QUE FICOU SELADO NO CÉU: “NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU”. QUEM CASA PELA IGREJA CATÓLICA TEM O PRIMADO SOBRE O DIREITO CIVIL, EMBORA ESTE, DEVIDO À CONCORDATA, O RECONHEÇA.
PELO MATRIMÓNIO CATÓLICO, UMA VEZ CASADOS, É UM SELO ETERNO. SÂO VALORES FIRMES, DE FIDELIDADE, DE AMOR E COMUNHÃO, DE PROMESSA DE SE ASSISTIREM MUTUAMENTE NA SAÚDE E NA DOENÇA. SER CRISTÃO E CATÓLICO EXIGE MUITA RESPONSABILIDADE MAS GERA MUITA ALEGRIA, NO CAMINHAR DA E NA VIDA, COM TUDO O QUE TEM DE ADVERSIDADE MAS TAMBÉM DE ALEGRIA, SABER AGUENTAR, SEM VERGAR, PERANTE O HEDONISMO FÁCIL. DO “MUNDANISMO”, SUPERAR AS ADVERSIDADES É HERÓICO.
HOJE, A PROPÓSITO DO EVANGELHO, O SR. PADRE LEVANTOU O CÃNTICO, QUE TODOS CANTAMOS: “SEGURA NA MÃO DE DEUS, E VAI”. SEMPRE GOSTEI MUITO DE CANTAR, ACIMA DE TUDO VER E SENTIR AS PALAVRAS POR DENTRO.
FOI LINDO O MOMENTO DO BATISMO, DOS BATISMOS, CRIANÇAS, BÉBÉS, POR NÓS ACOLHIDAS/OS, POVO DE DEUS, NA SANTA IGREJA CATÓLICA.
SER CATÓLOCO É SER UNIVERSAL.
Ponta Delgada, S. Miguel Açores, 13 de agosto de 2023,
Meditação de Emanuel Oliveira Medeiros

Emanuel Oliveira Medeiros
Professor Universitário*

*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia  da Educação

Share

Print

Theme picker