Diário dos Açores

Governopédia: 13.ª Edição

Next Article Lições das eleições madeirenses

Uma das atualizações introduzidas nesta décima terceira edição prende-se com a alteração do significado de culpa. Outrora a definição desta palavra era conhecida como - falta voluntária contra o dever; omissão; desleixo. Através desta nova edição passa a ter a seguinte aceção - a responsabilidade é do Governo da República ou dos anteriores Governos Regionais do Partido Socialista.
Car@ leitor(a), quanto a si não sei, mas no meu caso sempre que surge a adição de uma palavra nova ao meu dicionário, esta passa a ter uma presença assídua durante os primeiros tempos. Aliás, creio não ser o único a parecer deste mecanismo, o atual Governo Regional dos Açores (GRA) é também um adepto acérrimo desta prática. Vejamos a sua aplicabilidade:
- O GRA, através do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, atacou o Governo da República quando na verdade tinha sido o próprio a pedir a este último para não serem pagas as verbas do PRORURAL;
- Recentemente, o Presidente do Governo Regional referiu que a culpa dos atrasos no lançamento da obra de reconstrução do Porto das Lajes das Flores era do Governo da República - realidade: este último disponibilizou-se à Portos dos Açores de forma a antecipar o lançamento do anúncio público para utilização das verbas comunitárias desse fim.
Poderia até recorrer a outros exemplos como é o caso da Ryanair, entre outros, mas existe a necessidade de compreender de que se no início a “culpa” pode colar, com a repetição torna-se enfadonha e representativa da incompetência.

Miguel Moniz Pimenta *


* Secretariado Regional da Juventude Socialista dos Açores

Share

Print

Theme picker