Bandeira da Caridade de Rabo de Peixe  apresentada em Toronto
Diário dos Açores

Bandeira da Caridade de Rabo de Peixe apresentada em Toronto

Previous Article Liberdade. Pão. Paz.
Next Article Açorianos estão a consumir mais  electricidade Açorianos estão a consumir mais electricidade

A Irmandade das Festas da Caridade da vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, foi criada a 23 de maio de 1875, com o propósito de celebrar o Divino Espírito Santo, dando auxílio aos mais necessitados.
Esta vila açoriana, conhecida como uma das mais carenciadas da Europa, vê nesta festa uma forma de convívio, mas, sobretudo, de partilha.
O responsável pelas festas, designado por “Mordomo”, dá esmolas àqueles que mais necessitam, distribuindo pão, carne, massa sovada e vinho por centenas de famílias da freguesia, no total de mais de mil pessoas.
Além destas “pensões” como são chamadas as esmolas, durante a semana das festas, que decorrem no mês de maio (no próximo ano), são vários os momentos de partilha de comida e bebida pela população, como por exemplo as “ceias de criadores” e as tradicionais sopas do Espírito Santo, que são oferecidas à população e escolas de Rabo de Peixe.
Só no ano passado foram distribuídos perto de dez mil quilos de carne.
Estas festas, de cariz religioso, têm na caridade o seu desígnio maior. Daí que, este ano, o Mordomo Rúben Pacheco Correia, esteja a fazer uma caminhada pela diáspora açoriana.
De sublinhar que Rúben Correia é um jovem com apenas 26 anos e é, por isso, um dos mais jovens Mordomos das Festas da Caridade de sempre.
 O objetivo da vinda ao Canadá insere-se nessa ideia de trazer a Bandeira da Caridade aos emigrantes que tanto colaboram com estas Festas há dezenas de anos e angariar fundos que no próximo ano, 2024, se irão transformar em esmolas de carne e pão para as famílias mais carenciadas da vila de Rabo de Peixe.
De referir que foi a primeira vez que esta Bandeira da Caridade visitou o Canadá em 150 anos de história (outro Mordomo já tinha trazido ao Canadá a Bandeira inicial dentro de um quadro).
No domingo, dia 22 de outubro, o Pearson Convention Centre, juntou todos os quiseram celebrar o Espírito Santo com o Mordomo das Festas da Caridade que se fez acompanhar nesta viagem a Toronto pelo pároco de Rabo de Peixe, Pe. Nuno Sousa e pela sua mãe.
 A animação foi garantida pelo grupo musical Unique Touch e ainda pela Dispensa Bailinho de Rabo de Peixe 2023.
A Bandeira da Caridade, como é conhecida nos Açores, quebra barreiras sociais e une todos num só objetivo de solidariedade e caridade.
Ninguém ficou indiferente na passagem da bandeira pela sala.
 
Rúben Correia almoça
com deputado Charles Sousa

O jovem autor açoriano Rúben Correia, que tem passado as últimas semanas junto das comunidades açorianas entre América e Canadá, por ocasião do lançamento do seu recente livro em Newark e do Convívio da Bandeira de Caridade, foi recebido no Parlamento do Canadá, em Otawa, pelo deputado federal Charles Sousa.
Charles Sousa, nascido no Canadá, filho de pais portugueses, é o nome português de maior sucesso na política canadiana.
Atualmente deputado federal do Canadá, depois de uma longa carreira política na província do Ontário como Ministro do Trabalho e, mais tarde, Ministro das Finanças, Charles Sousa convidou o jovem autor Rúben Pacheco Correia para um almoço no Parlamento do Canadá, em Otawa, onde tiveram oportunidade de trocar presentes e conversar sobre os Açores e a sua comunidade radicada no Canadá.
Charles Sousa mostrou-se bastante conhecedor da realidade política açoriana e de alguns desafios que a comunidade açoriana enfrenta no Canadá.
Após o almoço na casa da democracia do Canadá, Rúben Pacheco Correia foi desafiado a presenciar o início dos trabalhos parlamentares, na ala do Partido Liberal do Canadá.

por Matthew Correia, no Canadá

Share

Print
Ordem da notícia2993

Theme picker