Igreja Matriz de Ponta Delgada vai  oferecer serviços religiosos em Inglês
Diário dos Açores

Igreja Matriz de Ponta Delgada vai oferecer serviços religiosos em Inglês

Previous Article Inatel não está a aceitar reservas para os hotéis nas Flores e Graciosa devido ao fim da concessão
Next Article Presidente da Câmara fala do sucesso de Housing First em P. Delgada Presidente da Câmara fala do sucesso de Housing First em P. Delgada

A Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, vai passar a oferecer serviços religiosos em Inglês para colmatar a procura elevada de serviços religiosos em língua estrangeira, referiu ao Igreja Açores o novo ouvidor, padre Marco Sérgio Tavares.
“Ponta Delgada tem o grande pólo agregador religioso da Diocese que é o Santuário do Senhor Santo Cristo e tem muitas Igrejas no coração da cidade. Por isso, há que ter um outro olhar na pastoral do acolhimento. Na reunião de zona da cidade decidimos que era importante a oferta de serviços pastorais e momentos de oração em língua inglesa para atender aos pedidos do turismo que já não é tão sazonal”, afirma o padre Marco Sérgio Tavares.
“É preciso um diálogo com a pastoral da mobilidade: temos o maior aeroporto dos Açores, com voos diários frequentes; o fenómeno do turismo marítimo também está em alta, consequentemente, temos de apostar numa pastoral do turismo. A celebração será na Matriz, porque é a igreja mais central e agora falta apenas termos um sacerdote que possa providenciar esse serviço em Inglês”, esclarece ainda.
Mas o diálogo da pastoral da mobilidade e da pastoral do turismo com a pastoral urbana, de que Ponta Delgada “é um excelente laboratório” não é a única prioridade do novo ouvidor.
“Ponta Delgada é a maior ouvidoria, em termos de espaço e de massa humana; tem problemas muito diferentes, porque convive com realidade urbana e rural, onde os problemas são distintos, mas enfrenta também o reverso da medalha de um pólo grande, que é a problemática social”, refere por outro lado, o sacerdote.
“Temos o problema dos sem-abrigo, a que a Cáritas procura dar resposta na sua Casa Abrigo; temos problemas de toxicodependência e indigência com comportamentos delinquentes… Por vezes não é fácil dar uma resposta pronta e abalizada a toda esta problemática social. Já temos muitas respostas mas é sempre preciso um olhar renovado”, acrescenta ainda o novo ouvidor.
“A Igreja tem de se articular melhor com outras entidades e, se calhar dar mais, como diz o nosso bispo”.
“Conto com a colaboração dos meus colegas e com o incentivo que vão dar a todas estas problemáticas, mas conto também com os leigos. Os nosso órgãos de consulta estão a funcionar e vamos continuar a trabalhar”, conclui.
Uma das iniciativas previstas já para o próximo ano é a organização de um campo de férias para jovens em Ponta Delgada, à semelhança dos Campos organizados por congregações einstitutos religiosos de vida consagrada para “aproveitar esse sangue novo” que se mobilizou e saiu da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Marco Sérgio Tavares é padre há 21 anos; desde Setembro é o novo pároco de São Roque e de Santa Clara, depois de ter servido sobretudo em paróquias rurais. É professor de Educação Moral e religiosa Católica na escola dos Ginetes e Director da Comissão Diocesana de Acólitos que integra o Serviço Diocesano de Liturgia.

Share

Print
Ordem da notícia3009

Theme picker