Dois cruzeiros hoje em P. Delgada com 3.500 passageiros e 1.800 tripulantes
Diário dos Açores

Dois cruzeiros hoje em P. Delgada com 3.500 passageiros e 1.800 tripulantes

Previous Article Previous Article Miguel Albuquerque quer regiões ultraperiféricas a uma só voz
Next Article Religiosidade e Laicidade: Educação e Reflexão na Formação Humana

Ponta Delgada terá hoje um intenso movimento de navios de cruzeiros com a visita dos navios de cruzeiros SilverNova e Celebritu Apex.
Realce merecido para a escala do Silver Nova, o mais recente e inovador navio de cruzeiros da conceituada e famosa operadora Silversea Cruises, considerado o primeiro navio de cruzeiros totalmente sustentável.
Esta escala inaugural em Ponta Delgada resulta de um itinerário transatlântico iniciado em Lisboa, no passado dia 7, e que irá terminar no próximo dia 17 na cidade de Nova York, sendo a escala na nossa cidade a única deste cruzeiro.
Construído nos famosos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, em 2022 e 2023, fez o seu cruzeiro inaugural em Agosto passado.
É o primeiro navio da “Silversea Evolution Class”, tendo a sua construção orçado os 205 milhões de dólares.
O Silver Nova possui 244 metros de comprimento, 30 metros de boca e um calado de 8,2 metros.
Apresenta 54700 GT de arqueação bruta e tem capacidade para alojar 728 passageiros nas suas luxuosas 363 suites, divididas em 13 categorias, situadas entre os decks 6 e 9.
A sua tripulação é normalmente constituída por 556 elementos.
Quanto aos seus interiores os mesmo são de elevada categoria e requinte.
Os arquitetos de interiores da Silversea não se pouparam a esforços para criar algo de novo e inovador no Silver Nova.
O navio dispõe de um variado leque de opções gastronómicas capazes de agradar a um leque alargado de passageiros de variadas nacionalidades e culturas.
Assim, temos o “Atlantide”, o “S.A.L.T”, o “La Dame French”, o “Silver Note”, o “Spaccanopoli Italian”, o “Keiseki Asian”, o “Le Grill” e o “La Terraza”, restaurantes concebidos com uma cuidadosa decoração com o intuito de dar uma atmosférica única em cada.
Para além disso o navio dispõe de diversos e requintados bares convidativos para o convívio entre os seus convidados.
O navio dispõe de uma única piscina, concebida a bombordo do deck 10, Jacuzzis, Otrium, Spa, Fitness Center e Jogging Track.
Para entretenimento existe o Venetion Show Lounge, aonde se desenrolam os principais espectáculos, mas igualmente o Observation Lounge é também um espaço muito luxuoso e confortável e capaz de captar muitas preferências.
O Casino e o S.A.L.T, (Laboratório de experiências culinárias), onde os passageiros mais curiosos poderão ter aulas de culinária com alguns dos chefs, são igualmente opções muito interessantes de entretenimento.
O Silver Nova é, segundo a sua operadora, o resultado do seu mais recente e inovador projeto de construção.
Graças às tecnologias de ponta introduzidas, é o navio de cruzeiros mais sustentável construído até à data, num verdadeiro reflexo do compromisso para com os oceanos, o ambiente e portos por onde navega.
Entre as medidas efectivas em prol da sustentabilidade, destacamos o facto de o Silver Nova dispor de um sistema de recuperação de calor residual, que permite ao navio utilizar essa energia nos refrigeradores de absorção e melhorar a eficiência energética global a bordo.
Ao nível do combustível utilizado, no caso o Gás Natural Liquefeito (GNL), é claramente um combustível de queima mais limpa, pois os sistemas de propulsão alimentados a GNL emitem menos CO2 e 97% menos partículas do que o fuel óleo normal utilizado nos navios mais antigos.
Ao nível da eficiência energética, a conceção hidrodinâmica otimizada do casco e da propulsão permite um desempenho mais eficiente no funcionamento global do navio.
Refira-se que o navio está preparado para utilizar o conhecido “shorepower”, tecnologia que permite desligar os geradores principais, ligar-se ao fornecimento de energia em terra, e reduzir as emissões a zero enquanto se encontrar em porto.
Dispõe igualmente de um banco de baterias que permite otimizar o sistema global de energia do navio, poupando muito combustível e evitando a emissão de gases poluentes.
Por tudo o que acima escrevemos é pois com muito interesse e expectativa que hoje teremos a oportunidade de ver pela primeira vez em Ponta Delgada este excelente navios de cruzeiros.
Segundo os dados disponíveis na JUL da Portos dos Açores o navio transporta neste cruzeiro transatlântico 720 passageiros e 550 tripulantes, tendo a sua chegada marcada para as 07H00 e a partida agendada para as 17H00.

Celebrity Apex chega às 12h

A apadrinhar esta estreia em Ponta Delgada teremos a presença do Celebrity Apex o segundo navio da “Project Edge” construído para a Celebrity Cruises, uma das empresas “premium” do grupo Royal Caribbean.
Esta escala faz parte de um itinerário transatlântico de 13 noites, que se iniciou no passado dia 5 em Barcelona e que irá terminar  em Fort Laudardale, na Flórida, no próximo dia 18, e que para além de Ponta Delgada contempla igualmente paragens em Valência, Málaga, Gibraltar, Kings Wharf na Bermuda e Nassau nas Bahamas.
Construído em 2020 e 2021 nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique, em Saint-Nazaire, tendo sido entregue a 27 de Março daquele ano, numa cerimónia virtual derivado à situação que se vivia a nível mundial naquele ano.
O Celebrity Apex possui 129.500 toneladas de arqueação bruta, 306 metros de comprimento, 39 metros de boca e um calado de 9 metros.
Disponibiliza 15 decks para passageiros.
Tem capacidade para alojar 2.918 passageiros nos seus 1.467 camarotes, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores.
A sua tripulação é composta por 1.320 tripulantes.
Neste cruzeiro o navio tem a bordo 2822 passageiros e 1243 tripulantes.
Tal como os outros navios desta classe, o Celebrity Apex é um navio com uma concepção totalmente diferente dos actuais navios de cruzeiro, com inovações até agora nunca apresentadas.
O seu visual distingue-se desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar as proas dos grandes transatlânticos do inicio do século XX.
Outra das suas inovações é a designada por Magic Carpet, uma plataforma amovível situada a estibordo do navio, e que tem a possibilidade de ser um bar, restaurante ou plataforma de desembarque, consoante as necessidades.
Igualmente a sua “Grand Plaza” não consegue deixar ninguém indiferente pelo desenho arrojado da mesma, que se estende ao longo de 3 decks, e aonde se situam alguns dos bares e muitas das boutiques.
Outra das criações apresentadas é o “Rooftop Garden”, desenvolvido com o intuito de oferecer aos passageiros um espaço inovador a fazer lembrar um verdadeiro jardim.
Mas as inovações não se ficam por aqui, pois o “Resort Deck”, o “Pool deck”. o “Solarium”, o “The Meeting Place” e o “The Destination Getaway” foram igualmente concebidos com muitas e diversas inovações que por certo farão deste navio um grande sucesso junto dos aficionados pelos cruzeiros, sempre ávidos por novos navios e novas inovações.
Igualmente a conceção da sua sala de espectáculos “The Theatre”, com a sua nova e arrojada configuração promete igualmente trazer algo de inovador no que diz respeito a entretimento.
O navio oferece 4 restaurantes principais, 7 restaurantes de especialidades  e 5 locais de refeições complementaras. Existem igualmente 11 bares distribuídos nos diversos espaços do mesmo.
Por tudo o que foi criado neste navio a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 900 milhões de dólares, que vem demonstrar que a companhia não se poupou para oferecer algo de novo e inovador na indústria de cruzeiros.
Segundo os dados disponíveis na JUL da Portos dos Açores o navio tem a sua chegada agendada para as 12H00 e deverá partir com destino às Bermudas pelas 20H00.

Exclusivo Azores Cruise Club/
Diário dos Açores

Share

Print
Ordem da notícia3015

Theme picker