Governo anuncia investimentos no HDES, novo Centro de Saúde na Ribeira Grande  e inaugura novo raio-x no Nordeste
Diário dos Açores

Governo anuncia investimentos no HDES, novo Centro de Saúde na Ribeira Grande e inaugura novo raio-x no Nordeste

Previous Article Previous Article Concerto de homenagem a José Pracana a 27 de Novembro, no Coliseu Micaelense
Next Article Acompanhantes de grávidas das ilhas sem hospital com direito a subsídio para deslocação

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, anunciou que, para além da já noticiada remodelação e ampliação do recobro cirúrgico do hospital de Ponta Delgada, o Governo Regional vai fazer um investimento superior a 3 milhões de euros em equipamentos no HDES.
Mónica Seidi aludiu ainda ao “piso fantasma” daquele hospital, referindo-se ao quinto piso do edifício, que só agora irá ser terminado e permitirá aumentar a área da consulta externa, e alocar num único espaço físico a unidade funcional dedicada à mama.
“Tal acontece só agora porque temos finalmente um Executivo que não tem receio de fazer as correções necessárias”, sustentou.
A governante relembrou ainda a recente visita, acompanhando a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, onde foi constatada a instalação de novos equipamentos, equipamentos de última geração ao dispor da população.
“Até ao momento, já investimos cerca de três milhões de euros em mais de 50 equipamentos neste hospital, muito mais que os 1,8 milhões investidos na legislatura anterior”, referiu.
E prosseguiu: “Para 2024, temos uma verba muito significativa, com o recurso ao PRR e Açores 2030. Pretendemos investir mais três milhões de euros em equipamentos, dotando os serviços de mais e melhores capacidades, desde um novo TAC de 64 cortes, a desfibrilhadores e monitores de sinais vitais, assim como um novo sistema de litotrícia, ecoendoscopia e broncofibroscopia, entre outros”.
Mónica Seidi aproveitou ainda a oportunidade de reconhecer e agradecer todo o trabalho diário dos profissionais do Serviço Regional de Saúde, relembrando que este Governo Regional apostou “desde sempre, sem hesitar, na valorização das carreiras e nas pessoas”, desde enfermeiros, técnicos de diagnóstico, médicos e até mesmo carreiras gerais.
“Este processo continuará com a integração dos 536 profissionais de saúde com contrato Covid-19”, concretizou.

Novo aparelho de raio-x
no Nordeste

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional com a tutela da Saúde, Mónica Seidi, inaugurou Sexta-feira o novo aparelho de raio-x do Centro de Saúde do Nordeste.
O aparelho, que representou um investimento total de mais de 300 mil euros, por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é de “última gama” e “do melhor que existe” à escala internacional, realçou o governante.
Entre as características do novo aparelho está a melhoria significativa na qualidade de imagem, bem como a menor radiação do mesmo.
O governante lembrou que foi com este Executivo que a Lagoa passou a dispor formalmente de um Centro de Saúde, o que faz com que cada um dos seis municípios micaelenses tenha a partir de agora o seu Centro de Saúde.

Novo Centro de Saúde de raíz
na Ribeira Grande

 Por outro lado, o Presidente do Governo Regional dos Açores, confirmou a construção “de raiz” de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande, em São Miguel, mais um elemento que atesta que a Saúde é uma efectiva “prioridade governativa” do actual Executivo.
“O Centro de Saúde da Ribeira Grande não estava em condições nem tinha perspectiva de dar resposta à ambição que temos de excelência dos cuidados de saúde no concelho”, realçou o governante.
José Manuel Bolieiro falava na Câmara Municipal da Ribeira Grande, onde foi apresentado, via computador, o terreno onde se irá situar a nova unidade – devido à chuva, não foi possível visitar o espaço.
O terreno, de 35 mil metros quadrados, “muitíssimo bem localizado”, na freguesia da Conceição, está nesta fase a ver ultimados os processos legais da sua aquisição pela Região.
“O investimento que projectamos para o município da Ribeira Grande será de mais de 20 milhões de euros”, precisou José Manuel Bolieiro, referindo-se ao novo Centro de Saúde da Ribeira Grande e também ao futuro novo Posto de Saúde da Maia.
“Hoje estamos aqui e neste instante porque há muito trabalho feito”, prosseguiu o Presidente do Governo, declarando terem sido “definidas prioridades” e confirmadas as “expectativas de financiamento” das obras, nomeadamente o recurso ao programa comunitário Açores 2030. E prosseguiu: “Estou muito satisfeito. Temos boas notícias para a Ribeira Grande. Para além disso, já consolidámos e configurámos do ponto de vista legal o Centro de Saúde da Lagoa”, acrescentou ainda, lembrando que actualmente São Miguel tem uma unidade análoga por cada um dos seus seis municípios.

Share

Print
Ordem da notícia3043

Theme picker