Diário dos Açores

Ribeira Grande implementa primeira comunidade energética dos Açores

Next Article Detido indivíduo por suspeito da prática de crime de tráfico de estupefacientes em Água de Pau Detido indivíduo por suspeito da prática de crime de tráfico de estupefacientes em Água de Pau

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou a implementação da primeira comunidade energética dos Açores, numa conferência realizada no salão nobre dos Paços do Concelho.
Na apresentação, o autarca destacou que: “A comunidade energética surge na sequência do investimento realizado pela autarquia com a colocação de painéis fotovoltaicos em imóveis públicos.”
Recorde-se que a Câmara Municipal investiu cerca de 400 mil euros num projecto de eficiência energética, para reduzir a factura de energia, em seis dos imóveis que mais consumiam, tendo sido comparticipada em 85% através do Açores 2020.
Fruto desse investimento, a empresa CleanWatts, especialista mundial na implementação de comunidades energéticas, abordou a autarquia para rentabilizar o investimento já realizado.
“A ideia, a partir de agora, é partilhar com a comunidade os excedentes da produção realizada a partir de energias renováveis. O objectivo é reduzir a factura de energia de todos quantos possam aderir a esta comunidade.” referiu o autarca, que referiu ainda que pretende “implementar o mesmo modelo em zonas industriais, como forma de atrair novas empresas para o concelho”.
Gaudêncio deixou o repto que particulares e empresa se podem juntar à comunidade, beneficiando de preços mais competitivos na factura energética, numa clara aposta na democratização das energias renováveis e no combate à pobreza energética.
Em representação da empresa esteve presente Andreia Carreiro, que recentemente venceu o European Sustainable Energy Award 2022 na categoria “Woman in Energy”, sendo por isso uma referência nessa área, bem como Maria João Benquerença e José António Pacheco da Kinergy, uma empresa fundada em 2022, nos Açores, com o propósito de acelerar a transição e a autonomia energética das ilhas.

 

Share

Print

Theme picker