Presépio das Histórias inaugurado no convento de Santo António
Diário dos Açores

Presépio das Histórias inaugurado no convento de Santo António

Previous Article Os Clássicos de Natal estão de regresso ao Teatro Micaelense
Next Article Dois cruzeiros hoje em Ponta Delgada com mais de 4 mil passageiros e 2 mil tripulantes Dois cruzeiros hoje em Ponta Delgada com mais de 4 mil passageiros e 2 mil tripulantes

A Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, inaugurou, no convento de Santo António, um presépio inédito «O Presépio das Histórias», com um evento que contou com alunos da EBI Tavares Canário e com uma encenação a cargo do CATL Borbas.
A Presidente da Câmara da Lagoa, Cristina Calisto, juntamente com o Vice-presidente, Frederico Sousa e a vereadora da área da cultura, Albertina Oliveira, marcaram presença na cerimónia de inauguração do Presépios das Histórias, um projecto da autoria da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e que tem como objectivo interligar a literatura à arte bonecreira.
O conceito foi criar um presépio que mantivesse a história que dá origem ao presépio, ou seja, o nascimento de Jesus, mas com uma abordagem à literatura infanto-juvenil. De acordo com a vereadora Albertina Oliveira, “neste presépio, estão representadas as fábulas, os contos de fada que, primeiramente, viveram da tradição oral e que sobreviveram graças à transmissão de geração em geração, sendo depois transcritos por autores como Charles Perrault e os Irmãos Grimmm, o que fez com que algumas histórias chegassem até aos dias de hoje, como o Capuchinho Vermelho, a Cinderela e a Branca de Neve, por exemplo. Obras de Hans Christian Andersen, como o Patinho Feio, e a célebre Alice no País das Maravilhas, de Louis Carrol, também foram recriadas, através da criação de figuras em barro. Também lendas como a das Sete Cidades e da história popular «a Porca que furou o Pico», tão viva na nossa comunidade, também estão representadas.
Foi intento da Câmara Municipal incluir, ainda, histórias mais contemporâneas que integram o Plano Nacional de Leitura, bem como “O Principezinho”, uma história de Saint-Exupéry adequada a todas as idades. Após a definição do conceito e selecção das histórias a constar, por parte da Biblioteca, lançou-se o desafio a Catarina Furtado, que se encontra a fazer um estágio neste serviço, e que elaborou 160 figuras para esse presépio, tendo esta tido apoio do bonecreiro artesão João Arruda. Na ocasião, Albertina Oliveira deu os parabéns à jovem e agradeceu “ter abraçado este desafio com sentido de missão”. O cenário deste Presépio de Histórias foi executado por Gualberto Cordeiro, e as miniaturas em madeira por Rafael Silva.  
De referir, ainda, que para que os pais e as crianças possam beneficiar de actividades relacionadas com o presépio, a Biblioteca Municipal criou material didáctico, que estará disponível enquanto o presépio estiver patente.
Os interessados poderão visitar este presépio, até ao dia 2 de Fevereiro, tendo como horário, de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Nos dias 8, 9, 10, 16, 17 e 26 de Dezembro e nos dias 6 e 7 de Janeiro, entre as 16h00 e as 21h30.

 

Share

Print

Theme picker