Diário dos Açores

Pedro Arruda lança hoje “Cântico das Ilhas”

Previous Article Tia Maria do Nordeste
Next Article Detido indivíduo pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes na Lagoa Detido indivíduo pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes na Lagoa

“Cântico das Ilhas” é o título do terceiro livro de poesia de Pedro de Mendoza e que terá a sua apresentação hoje, pelas 18:00 horas, na Livraria Leya/SolMar, no âmbito do festival literário Arquipélago de Escritores.
De acordo com o autor este é “um ensaio em forma de poema. Uma grande ode, em cinco cantos, sobre o mistério da açorianidade. Uma declaração de amor aos Açores escrita por um apátrida em busca da sua identidade. Um híbrido de poesia e de reflexão e catálogo de curiosidades sobre as ilhas, a sua história e a possibilidade de uma insularidade para o século XXI. Um livro que procura o lugar dos Açores no mundo e procura o mundo, o meu mundo, entre ondas e florestas, piratas e poetas, tempestades e distâncias, mistérios e paixões, neste lugar a que se usou chamar de Açores…”
Pedro de Mendoza é o nome “poético” de Pedro Arruda, uma homenagem pessoal à avó do empresário e escritor, natural de Lisboa, mas com raízes familiares açorianas, que reside em São Miguel desde 1998. Nascido em 1974, com formação superior em História, estudou Desenho, Literatura e Cinema. A nível profissional a sua vida tem sido dedicada ao Turismo e à Cultura, bem como ao associativismo nas áreas da defesa do Ambiente e do Desporto, nomeadamente o Surf e o Bodyboard. Iniciou a sua carreira literária na blogoesfera, foi editor e co-diretor da revista cultural :ILHAS, tem diversos textos publicados em revistas e jornais e é presença regular em vários programas na rádio e na televisão, como comentador da realidade política regional e nacional. Conta com dois livros de poemas editados – “15 Poemas de Amor e um Divertimento” (2015) e “Um Dia Tudo Será Mar Outra Vez” (2020). Publicou, também, o ensaio “Tudo o Que Não se Pode Dizer” (2021) e a colectânea de crónicas “Café Royal” (2022).“Cântico das Ilhas” é uma edição do autor, numerada e assinada, com design gráfico de Júlia Garcia e ilustrações do artista plástico João Amado. A apresentação do livro estará a cargo da professora Ana Cristina Gil.

 

Share

Print

Theme picker