Açores recebem mais 145 milhões de euros do PRR
Diário dos Açores

Açores recebem mais 145 milhões de euros do PRR

Previous Article Previous Article Detido indivíduo indiciado da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e receptação em Ponta Delgada
Next Article Passageiros desembarcados em Novembro aumentam em São Miguel e Região bate recorde de 2 mihões Passageiros desembarcados em Novembro aumentam em São Miguel e Região bate recorde de 2 mihões

Os Açores vão receber mais 145 milhões de euros de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, de acordo com um contrato de reprogramação assinado ontem na Horta, entre a região e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”.
“Era nosso entendimento que quanto mais centralização houvesse do envelope financeiro do Estado para as regiões autónomas melhor seria e sempre entendi que este envelope financeiro estava diminuído, numa opção que tinha sido assumida no plano nacional”, lembrou o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, após a assinatura do contrato.
Com o reforço de 145 milhões de euros para os Açores (95 milhões para novas obras e 50 milhões destinados a fazer face aos aumentos dos custos da inflação), o volume total de apoios, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sobe agora para 725 milhões.
“Estamos não só a cumprir mais um marco e uma meta, como a aumentar de forma significativa o nível de execução, numa velocidade de cruzeiro que, a partir de agora, se começa a percorrer”, sublinhou o governante, que presidiu também à assinatura do auto de consignação da obra de construção do Tecnopolo-Martec, um centro de investigação ligados às ciências do mar, que será construído na Horta, ilha do Faial, no valor de 26 milhões de euros.
O investimento, também financiado pelo PRR, contempla uma incubadora “azul” para empresas ligados às actividades marítimas, um centro de aquicultura dos Açores e instalações para a equipa de gestão do Parque Marinho dos Açores, que serão construídas nas antigas instalações da fábrica de conservas da Cofaco, numa obra adjudicada ao consórcio Marques, SA, Tecnovia-Açores e Afavias, SA.
Para Fernando Alfaiate, Presidente da estrutura de missão “Recuperar Portugal”, que gere os fundos comunitários, o Tecnopolo-Marte “é um bom exemplo” da execução dos apoios previstos pelo PRR, que pretende apostar “em novos sectores e em novos produtos”, como é o caso deste centro experimental de investigação ligada ao mar.
De acordo com os dados divulgados pelo Governo Regional, os marcos e metas do tipo A, que dão direito a reembolso, “têm sido sempre cumpridos” e prevê-se que a execução financeira do PRR-Açores ronde os 45 milhões de euros, até ao final deste ano.
 
Ampliação do Hospital da Horta

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, falou ontem sobre a empreitada de beneficiação, requalificação e ampliação do Hospital da Horta, um investimento de cerca de nove milhões de euros que “renova” a esperança dos faialenses, numa unidade central para Serviço Regional de Saúde.
A empreitada tem como objectivo garantir as condições essenciais e o bem-estar aos utentes do Hospital da Horta e prevê a intervenção nas redes de abastecimento de águas e incêndios, nas coberturas, a reformulação das infraestruturas entre as caldeiras e a central de depósito, substituição de caixilharias, criação de um espaço destinado à imagiologia, pinturas interiores e exteriores e outros demais trabalhos necessários.
“A assinatura deste contrato renova esperança aos faialenses e aos profissionais da instituição”, sublinhou José Manuel Bolieiro, falando no Hospital da Horta na formalização do acordo com o empreiteiro para as obras.
O governante reconheceu que a “exigência burocrática” é “penalizadora da prontidão”, e lembrou que o concurso para a obra surgiu num momento de “complexidade da saúde pública”, a que se juntou a subida geral de preços e uma menor disponibilidade de “recursos humanos, técnicos e empresariais”.
“É bom que as pessoas compreendam que este foi um esforço muito significativo. Mas hoje, efectivamente, é dia de boas notícias”, realçou.
O Presidente do Governo deixou ainda palavras de “reconhecimento e solidariedade” aos profissionais de saúde do hospital faialense e também de todo o arquipélago, lembrando a valorização das suas carreiras promovida pelo Executivo.
“Quem fez o mais difícil, não deixará de fazer a continuidade”, declarou, comprometendo-se com a contínua valorização profissional destes trabalhadores.
Em matéria de equipamentos, e só no Hospital da Horta, o actual Governo dos Açores – que terá o “mandato encurtado por outros” - já investiu 1,5 milhões de euros, que comparam com 120 mil euros da anterior legislatura, de governação socialista, sublinhou ainda.
“Em várias áreas, e penosamente na Saúde, registei muita falta de manutenção, muito abandono e negligência. Estamos a fazer investimentos significativos para recuperar desta herança”, concretizou o governante.

Share

Print
Ordem da notícia3093

Theme picker