Inflação geral baixa nos Açores mas  preços dos alimentos continuam altos
Diário dos Açores

Inflação geral baixa nos Açores mas preços dos alimentos continuam altos

Previous Article Previous Article Turismo aumentou 5% em Outubro graças aos estrangeiros
Next Article Luxuoso “Viking Neptune” faz hoje  escala inaugural em Ponta Delgada Luxuoso “Viking Neptune” faz hoje escala inaugural em Ponta Delgada

A inflação geral baixou nos Açores para 2,77% (no país baixou para 1,54%), mas os preços dos bens alimentares continuam com uma inflação alta, 13,58%.
Com efeito, segundo foi divulgado ontem pelo SREA, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de Novembro, situou-se nos 2,77%, diminuindo 0,91 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.
A taxa homóloga a nível nacional foi de 1,54%.
Por sua vez, a taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Novembro, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, desceu para 5,30%.
As maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (13,58%), “Restaurantes e hotéis” (12,07%), “Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação” (5,73%) e “Comunicações” (3,81%).
Em sentido contrário, a única classe que apresentou variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” com -0,74%.
A taxa de variação média dos últimos doze meses nacional foi de 4,98%.
A taxa mensal do índice de novembro, “Total”, foi de -0,50%, diminuindo 0,40 pontos percentuais em relação ao mês de anterior.
A classe “Bebidas alcoólicas e tabaco”, com 0,88%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Restaurantes e hotéis” com -4,56%.
A taxa mensal a nível nacional foi de -0,31%.

Share

Print
Ordem da notícia3100

Theme picker