Diário dos Açores

Ponta Delgada. Capital da Cultura. Onde?

Previous Article Câmara do Comércio e Associação Agrícola defendem um “pacto de regime” para maior crescimento económico
Next Article Sindicato dos Enfermeiros critica chumbo do Orçamento Sindicato dos Enfermeiros critica chumbo do Orçamento

Tenho uma ligação profunda com Ponta Delgada. Mais não seja porque foi lá que estudei, quando parti das Flores.
Li e reli o artigo de opinião intitulado “Boli”. Fiquei ainda mais estimulada a pensar Ponta Delgada, porque afinal de contas, parece que José Manuel foi, ou é, um leopardo, que assegurou a maior autarquia pela barba por fazer e pelas papas e bolos com que enganou.
Mas, enfim, não é de Bolieiro nem do autor do referido artigo que irei escrever.
Hoje prende-se mesmo com uma questão inenarrável, que merece ser pelo menos contada. A história de Ponta Delgada, capital da cultura.
A candidatura à distinção de capital europeia da cultura, de acordo com comunicado disponível na página da Câmara Municipal, parte de uma iniciativa que remonta a 2021, ano recente que parece ter acontecido há décadas. Na verdade, poderia ser uma candidatura remontada ao ano que quisessem, que continuaria sempre ferida de segundas intenções, desde a sua raiz. Não interessará esmiuçar os motivos para tal, mas importa referir que 2021 não foi um ano inocente, sendo o primeiro do XIII Governo Regional dos Açores, e um ano de eleições autárquicas. O resto, como diria o Secretário-Geral das Nações Unidas, é só fazerem as contas.
Foi um esforço meritório, de uma equipa pequena, mas profissionalizada, que procurou no embrião da candidatura, transformar o panorama cultural, não só de Ponta Delgada, mas dos nove bairros subjacentes que constituem o nosso arquipélago. Foi um esforço malogrado, porque assim que lhes foi possível, foi coaptado para outros assuntos que não serão de trazer a terreiro no momento.
A equipa técnica e capacitada deu lugar a outra coisa. E Ponta Delgada não foi distinguida como Capital Europeia da Cultura.
Entretanto, devendo ao espírito social da iniciativa e ao esforço empreendido pelas cidades que chegaram mais perto do galardão, Pedro Adão e Silva anunciou que Ponta Delgada, e mais duas outras cidades, seriam capitais portuguesas da cultura, nos anos vindouros. Com direito a financiamento próprio, da parte do Ministério da Cultura, e com direito a plano de atividades e revitalização da estratégia de gestão cultural de cada município.
O presidente da câmara homónimo do senhor ministro permanece, até ao momento, silencioso em relação ao desenvolvimento deste assunto. Por onde parará o protocolo por assinar referente a esta questão, é uma pergunta que muitas e muitos agentes culturais continuam a fazer. E quando chegará a lufada de ar fresco que uma cidade cosmopolita necessita para crescer face ao incremento da gentrificação e do turismo?
O senhor ministro esteve em Ponta Delgada no passado dia 5 de dezembro. Reuniu com agentes culturais e visitou espaços e patrimónios, de Natália ao Coliseu. Não assinou protocolos referentes a este compromisso. Coisa que veio a fazer, com Braga e Aveiro, dias depois. Trata-se de um compromisso que envolve dois milhões de euros, por ano, para o desenvolvimento da cultura municipal. Trata-se de uma necessidade básica, de Ponta Delgada e dos restantes nove bairros, que está esquecida e maltratada pela atual gestão. Preferimos um diretor que se preocupe com estes assuntos, e não se limite a visitar fortes enquanto empregados lhe seguram o guarda-chuva para ele ter as mãos livres para dissertar imaterialmente.
Onde anda Ponta Delgada, capital portuguesa da cultura?
Aguardamos. Até lá, lembrem-se que a cultura pode e deve ser um motivo fundamental para levar à praça nas várias eleições que nos promete 2024.  Levar a Cultura a sério.


Alexandra Manes*
*Deputada BE/Açores

Share

Print

Theme picker