Diário dos Açores

Obra lançada em Castelo Branco integra acervo de biblioteca na Terceira

Previous Article Hoje é Dia da Solidariedade Humana
Next Article “Conversas na Sacristia” com Nuno Bettencourt Raposo amanhã, na igreja de São José

O livro “Mulheres Extraordinárias”, da editora brasileira Anjo, faz já parte do acervo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro na ilha Terceira, nos Açores. A obra foi oferecida à biblioteca pela escritora e Presidente da Associação Mais Lusofonia, Sofia Lourenço, que esteve no arquipélago entre os dias 7 e 10 de Dezembro, com uma agenda multissectorial.
Este trabalho literário, do qual Sofia Lourenço é uma das co-autoras, reúne grandes mulheres de vários cantos do mundo, cujas acções têm ajudado a modificar vidas. Em Outubro, o livro foi apresentado a um grande público no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, depois de ter passado também por São Paulo, no Brasil.
Em 2023, Sofia Lourenço venceu um concurso literário promovido pela Academia Luso-Brasileira de Letra, com sede no Rio de Janeiro, e recebeu uma Moção de Honra ao Mérito da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, no Brasil.
Ainda em solo açoriano, Sofia Lourenço reuniu com cônsul honorário de Cabo Verde nos Açores, o comandante Guilherme de Bruges Bettencourt. Durante a conversa, Sofia, que tem actuado em estreita colaboração com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, fez um balanço das acções que marcaram o primeiro ano da Associação Mais Lusofonia, como a missão que levou ao país africano mais de duas dezenas de voluntários e uma tonelada de doações, e detalhou os projectos para 2024, que incluem o envio de um contentor com doações para as ilhas de Santiago e Brava, ambas em Cabo Verde.
Recorde-se que Sofia Lourenço nasceu em São Paulo, Brasil, e reside em Portugal há cerca de 28 anos. A sua primeira formação universitária foi na Unimep, Piracicaba-São Paulo, no curso de Direito, concluída aos 22 anos de idade. Em Portugal, fez a equivalência de curso na Faculdade de Direito de Coimbra e iniciou como jurista numa repartição pública em Castelo Branco, cidade do interior da Beira Baixa, onde mora até hoje.
Hoje, dedica-se à Clinibeira, onde actua no ramo da saúde e bem-estar, mais concretamente nas medicinas complementares, tendo se formado em acupuntura pela Universidade de Medicina de Santiago de Compostela, Espanha, e com pós-Graduação em Nutrição Funcional e Medicina Ortomolecular pela Universidade Moderna de Lisboa, além de possuir especialidade em Fitoterapia pelo Instituto da Bélgica e Universidade Moderna de Lisboa e também especialização em Homeopatia pelo Centro de Medicina Integrativa e pela Universidade Lusófona do Porto.
Desde 2007, lidera uma Companhia de Dança que prepara crianças, jovens, adultos e idosos. E tem realizado diversas acções solidárias em Cabo Verde com a participação de dezenas de voluntários.

Share

Print

Theme picker