Da Piedade do Pico para o mundo
Diário dos Açores

Da Piedade do Pico para o mundo

Previous Article Previous Article 500 anos do Convento de S. Francisco
Next Article Alterações à recolha de resíduos nos dias 25 e 26 de Dezembro e 1 de Janeiro Alterações à recolha de resíduos nos dias 25 e 26 de Dezembro e 1 de Janeiro

Empresa quer potenciar os Açores no panorama desportivo

É um jovem com 37 anos que tem uma visão diferente para o desporto e para o futebol em particular. Chama-se Paulo dos Santos Freitas, é licenciado em Gestão de Transportes – ramo Marítimo e Portuário e tem um curso de formador. Natural da Piedade, da ilha do Pico, trabalha no ramo desde 2008 e é gestor portuário desde julho de 2021. Ao nível desportivo, é Director de Entidades Formadoras (Portuguese Football School); Team Manager (Portuguese Football School); Especializado em Direcção Desportiva (Universidade Lusófona) e Gestão e Direcção de um clube de Futebol (Improve Sports); estando, há oito anos a trabalhar como dirigente desportivo, função que acumula como sendo o Director duma Entidade Formadora 3 estrelas, desde 2020. O Diário dos Açores foi conhecer mais sobre este projecto.

A empresa chama-se: “lu.consultoriadesportiva”. Porquê o nome?
Quanto à primeira parte do nome da empresa “lu”, o mesmo tem duplo sentido: Por um lado, quis ter presente o nome da minha filha, ou parte dele, no nome da empresa. Ela, no alto dos seus 6 anos, é minha companheira em tudo o que se relaciona com desporto: faz-me companhia quando vejo futebol, faz-me imensas perguntas, acompanha os jogos em que participo, tem curiosidade sobre esta outra atividade profissional que eu desempenho. Portanto, fazia todo o sentido ela estar directamente ligada ao nome da empresa. Como se chama Luciana, o mais sensato seria usar um diminutivo. Por outro lado, queria algo que tivesse relacionado com o que pretendo para a empresa e que conseguisse também encaixar com o nome da minha filha. O objectivo era crescer a empresa, assente numa melhoria sustentada e sustentável, tentando manter e subir o nível e surgiram as palavras inglesas “level up”, cuja iniciais são coincidentes com as primeiras letras do nome da Luciana.
Quanto à segunda parte do nome, optei por algo que, dentro das actividades da empresa, pudesse incluir ou englobar todas as actividades da empresa.

 Como nasceu a ideia o projecto?
Já há alguns anos que desempenhava atividade de revenda de equipamentos desportivos, mas sempre numa óptica de tentar ganhar uns extras e também angariar mais alguns trabalhos para a empresa da minha esposa, que é empresária na área do design e estampagem. Com o passar dos anos, comecei a ter a percepção que a minha carteira de clientes estava estabilizada, a crescer anualmente de uma forma estruturada e começava a se consolidar, começando a ganhar o seu espaço, embora que pequeno, neste segmento de mercado nos Açores.
 Senti a necessidade de ter algo mais estruturado e organizado para conseguir corresponder cada vez melhor às solicitações dos diversos clubes que me contatavam.
Paralelamente, e considerando a experiência nas funções de diretor de entidade formadora, senti que poderia utilizar todo o know-how adquirido para apoiar/ajudar outros clubes a se organizarem de modo a puderem evoluir e ir de encontro às exigências do processo de certificação da FPF.
Aqui também foi identificada uma lacuna no mercado pois quando comecei nestas funções não encontrei nenhuma empresa que me pudesse dar este apoio, considerando a complexidade e as exigências do processo. E foi aí que me decidi lançar nesta aventura no passado mês de junho, congregando estas lacunas por mim identificadas no mercado onde estamos inseridos.

Fale-nos da actividade desta empresa desportiva.
A atividade da empresa centra-se em 3 actividades: revenda de equipamentos desportivos e merchandising, consultoria organizacional e consultoria no âmbito do processo de certificação da FPF.
Revenda de equipamentos desportivos e merchandising: Sempre numa óptica de custo/benefício, oferecemos aos nossos clientes produtos de marcas reconhecidas nacional e internacionalmente, apoiando os clientes na criação de uma imagem moderna e adequada à organização, bem como apoio na criação de linhas de marketing dos clientes.
Consultoria organizacional: Serviço de consultoria que tem como finalidade a implementação de uma nova e moderna estrutura organizacional na organização do cliente, com a sua definição, concretização e acompanhamento da mesma.
Consultoria no âmbito do processo de certificação da FPF: Prestação de serviço de consultoria tendo como finalidade a adesão/renovação da organização ao Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol, com apoio documental e organizacional, com o devido acompanhamento do cumprimento das práticas exigidas pelo mesmo.
A nossa equipa é composta por elementos polivalentes, multidisciplinar, com experiência acumulada no dirigismo e na direcção/coordenação do Processo Formativo. Trata-se de uma equipa nova, dinâmica, com ideias inovadoras e que ajudarão a fazer evoluir os nossos parceiros.

Na sua óptica, o que difere este projecto de outros?
O meu objectivo é e será sempre a satisfação do cliente, é para o cliente que trabalhamos de modo a que consigamos ajuda-los a atingir os seus objectivos.
Não estamos no mercado para nos substituirmos a outras marcas/vendedores concorrentes.
Como costumo dizer, há espaço para todos! Como já frisei, tenho experiência acumulada no dirigismo desportivo, o que significa que já estive (e continuo a estar) do outro lado e tenho a noção de que os clubes procuram sempre a melhor oportunidade para satisfazerem as suas necessidades. E acho que este é um ponto essencial pois conheço as duas faces da moeda.
Enquanto dirigente, já me senti enganado/ludibriado por fornecedores, e não quero que isso aconteça connosco.
Desde o início das conversas, há uma coisa que garanto e exijo o mesmo do cliente: sinceridade e transparência no processo.
 Só assim se ganha confiança e credibilidade para fazermos um trabalho honesto e sério em prol dos objectivos do clube.
 Felizmente, tem corrido bem e de todos os clientes que fazem/fizeram parte da minha carteira de clientes, tenho mais de 95% dos mesmos fidelizados desde o primeiro negócio, o que significa que estão satisfeitos com o nosso trabalho e que atingimos o padrão que os clubes esperavam de nós. E não pode haver melhor índice de satisfação para uma empresa.

Quais são os desafios do futuro, no âmbito da formação desportiva?
O futuro é já amanhã e queremos estar preparados para o que aí vem. Pretendemos continuar a prestar um serviço de qualidade e isso só é possível se estivermos preparados e capacitados para tal.
Estou constantemente num processo de melhoria contínua e a frequentar formações para melhor me capacitar de modo a poder evoluir e fazer evoluir os clientes.
Já existem outros projetos futuros em mente, embora numa fase muito embrionária e que carecem de aprofundamento, mas sempre neste prisma de ir de encontro às necessidades dos clubes.

Deixe uma mensagem aos gestores desportivos?
Vejo muitos clubes com potencial para passar ao nível seguinte, mas que infelizmente não o conseguem. Foi para estes clubes que decidi criar a empresa.
A nossa equipa possui ferramentas que podem ajudar o clube a evoluir. Encarem sempre estes serviços como um investimento e nunca como um custo extra.
A tabela de preços da empresa foi construída também tendo em conta a situação atual da grande maioria dos clubes desportivos.
 A lu.consultoria desportiva propõe-se ajudar as organizações, nossas parceiras, a evoluírem de uma maneira sustentável sem descurar a essência das mesmas, de modo a se adaptarem às exigências organizacionais actuais e/ou ao Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol.
Estamos a crescer, e queremos ser parceiros no crescimento dos nossos clientes, considerando o nosso conhecimento adquirido e ao know-how dos nossos colaboradores.
Já agora, obrigado Rómulo, e obrigado ao Diário dos Açores.
Um Feliz e Santo Natal e um excelente 2024 para todos os leitores.

por Rómulo Ávila
jornaldiariodosacores.pt

Share

Print

Theme picker