Bolieiro lança primeira pedra do CATL da Candelária
Diário dos Açores

Bolieiro lança primeira pedra do CATL da Candelária

Previous Article Previous Article Alterações à recolha de resíduos nos dias 25 e 26 de Dezembro e 1 de Janeiro
Next Article Coliseu Micaelense recebe Ruy de Carvalho a 20 de Janeiro de 2024

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, realçou que a primeira pedra colocada para a obra de construção do Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) e Centro de Convívio da Associação da Juventude da Candelária representa o “fim de um processo”.
“Não vos falarei da primeira pedra que é um início. Falar-vos-ei da primeira pedra que é um fim de um processo”, sustentou o governante, falando na freguesia da cidade de Ponta Delgada.
Homenageando João Alberto Pereira, fundador da Associação de Juventude de Candelária que deixou “memória e saudade”, José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para lembrar “o quão importante é o valor das pessoas no valor das instituições”.
“As instituições têm um peso próprio, mas são as pessoas que as fazem emergir e conferem-lhe dinâmicas de bem servir as populações”, vincou.Posteriormente, o Presidente do Governo valorizou a existência de espaços onde jovens e mais velhos se juntem.
“Os seniores querem vista do futuro. Convivendo com crianças têm esse horizonte. As crianças sentem neste convívio carinho e amor que os mais velhos sabem dar com a paciência de quem não está a disciplinar permanentemente, mas sim a entrar na brincadeira com eles”, declarou o governante.
E concretizou: “os centros intergeracionais representam a atitude de sabemos viver uns com os outros”.
A Associação de Juventude de Candelária dispõe das seguintes valências: Centro de Convívio; CATL; Centro Comunitário; Serviço de apoio ao Domicílio e atendimento/acompanhamento social.
No total, 192 utentes frequentam as valências, sendo 25 o número total de colaboradores da instituição.
A nível social, recorde-se que o Governo dos Açores criou, a nível de creches, mais de 600 novas vagas nos últimos três anos.
A nível de CATL, há cerca de 630 novas vagas com instituições parceiras e o valor-padrão do CATL a tempo inteiro foi reforçado em perto de 13% ao longo da presente legislatura. As IPSS que oferecem respostas de apoio à infância, por seu turno, estão agora dotadas com uma capacidade financeira reforçada para poderem servir melhor as famílias açorianas.

Share

Print
Ordem da notícia3124

Theme picker