Diário dos Açores

Natal hoje é isto: Humanizar o nosso mundo

Previous Article O papel dos meios de comunicação social das comunidades portuguesas
Next Article “A mesma peça nunca será igual a outra, pois são feitas à mão,  e as mãos não são “fotocopiadoras” “A mesma peça nunca será igual a outra, pois são feitas à mão, e as mãos não são “fotocopiadoras”

No Natal, de todos os anos, celebramos o nascimento de Jesus. Deus incarnou, tomou a nossa carne na pessoa de Jesus de Nazaré. Deus fez-se homem. É o mistério da Incarnação!
O Natal é uma decisão de Deus. Deus fez-se homem “nascido de mulher” que foi Maria. A beleza da Incarnação: a gravidez que Maria não esperava.
Pelo Natal o divino tornou-se humano. Foi uma humanização total!
Celebrar o Natal hoje é isto: contemplar com confiança, amor e carinho o Mistério de Deus que se tornou um de nós, despojado e pobre.
Celebrar o Natal hoje é isto: amar e mudar este mundo como Ele o fez com a revolução do amor e da justiça, para que tudo seja novo.
Celebrar o Natal hoje é isto: lutar todos os dias para que as pessoas, os ambientes e as situações de vida se tornem mais humanas e fraternas, isto é, divinas.
Natal hoje é isto: continuar o projeto de Jesus de Nazaré numa luta por uma paz universal e local e por uma fraternidade que nos torne, dia a dia, mais generosos e voluntários na luta por um mundo diferente.
Natal hoje é isto: é encarar de frente os limites e o complicado da nossa vida e do mundo atual, não como “becos sem saída”, mas como oportunidades de um trabalho para novas soluções e saídas na resolução de tantos problemas.
Assim, o Natal de 2023 será um “novo parto” para uma vida com alternativas mais humanas.
É Natal em todo o mundo! Eis a quadra bela do Natal nas famílias das nossas Ilhas. Que bom e que belo este tempo de Esperança!
Que este Natal de 2023 seja para todos os Cristãos e Católicos, mulheres e homens de boa vontade do nosso meio, um tempo de “estar bem” de “pacificar” e de rezar a nossa vida tornando estas ilhas mais humanas e cristãs.
Boas Festas

Monsenhor José Medeiros Constância

Share

Print

Theme picker