Diário dos Açores

Tia Maria do Nordeste

Previous Article Previous Article Governo da Républica cria «Programa de Apoios à Comunicação Social da Diáspora Portuguesa»
Next Article Presidente do Governo exorta açorianos à “participação responsável e lúcida” Presidente do Governo exorta açorianos à “participação responsável e lúcida”

Eh pá!... Já estamos no Natal, o tempo passa rápedo, logo a seguir ao Natal vêm as eleiçãs regionales, ainda antes do Carnaval, e depois as nacionales, antes da Pascoa!.. Eh que fartura, ou fartote tanto faz, porque a seguir vem as europeias. Cá, já se falim im listas prá Assambeleia Regional, alguns dos candedatos a daputados sã os tradicionales do costume, por terim contrato vitaliço, ou por herança, nã sei bam como é!.. Os que entrim de novo veremos o que valim!.. Os dois maiores partidos tantarim renovar as listas, veremos se é pra melhor ou pra pior. A Tendênça, segundo os ispecialistas da matéra, é que alguns dos partidos mais menúsculos vã desaparecer, uns por terim feito indecente e má fegura, outros por só terim feito fegura de corpo presente!.. Espero que a coisa dê certo!.. Sou uma pessoa crédula, ainda acredito no Pai Natal, já tá mais defícele de acreditar im Antóne Costa, im Marcelo, no filho do Marcelo, e naquele senhor Lacerda Saldes!.. Nã é por serim mintirosos, é que estã todos com falta de memóra!.. Bam!.. Passos… Coelho saiu da toca e alevantou a voz, provocando um alevante entre os socialistas por dezer que Costa demetiu-se por “indecente e má fegura!..” Nã sei se ele tam razã, mas o que sei é que a guerra tá pegada entre Montescuro, e Pedro Nunus Santes, o tal que disse aí pra trás, que os alemãs fecassim caladinhos e se pusessim feninhos, porque se começassim a levantar muito cabêlo Portugal nã lhes pagava as dívedas!.. Ele até disse que ponha os banqueiros alemãs com as pernas a tremer!.. Vamos lá a ver quim vai fecar agora com as pernas a tremer!.. Por cá, Vasco Cordeiro está prócupado com a pobreza nos Açores, ainda bam que ele já tá prócupado, porque eu já tou prócupado há muitos anos!.. Mas!.. Como é que nã havéramos de ser os mais pobres, se temos tantos polítecos pra sustantar!.. O Povo dos Açores, deve ser o que tam mais daputados e governantes por cabeça! Ora, temos um Presedente da Repúbleca, um Premeiro Menistro, 60 Menistros e Secretáros de Estade, 250 daputados da Repúbleca, e ainda por cá, um Representante da Repúbleca, um Presedente do Govarno, 13 Secretaros, 57 daputados, 11 Assessores!.. Mais Assessores de Assessores!.. Vejim lá a nossa situaçã!.. Eh pá!.. Cantemos com alegria vai nascer Jesus!.. Vai subir a gasolina, o gasóleo e a Luz!.. Jesus, Jesus!.. Quem aguenta esta Cruz!.. Jesus!.. Jesus!.. Feliz Natal!.. E!.. Prontus

Share

Print

Theme picker