Aterragem de emergência em Santa Maria vem relançar o debate sobre a necessidade de reabrir o aeroporto durante a noite
Diário dos Açores

Aterragem de emergência em Santa Maria vem relançar o debate sobre a necessidade de reabrir o aeroporto durante a noite

Previous Article Previous Article Dr. Carlos Melo Bento é o Mandatário do JPP por São Miguel
Next Article Governo Regional adquiriu motores eléctricos  para embarcações de monitorização da qualidade  da água das lagoas dos Açores Governo Regional adquiriu motores eléctricos para embarcações de monitorização da qualidade da água das lagoas dos Açores

Aterragem de emergência em Santa Maria devido a alarme de fumo no porão de avião da Air Europa vem relançar o debate sobre a necessidade de reabrir aquele aeroporto durante noite.
A Antena 1 Açores relatou que a aterragem de emergência em Santa Maria, devido a alarme de fumo no porão do avião, aconteceu esta semana com um boeing 787, da companhia aérea espanhola Air Europa, que fazia a ligação entre as Honduras e Madrid com 244 passageiros e 11 tripulantes a bordo.
Esta é a segunda situação de emergência que ocorre no aeroporto de Santa Maria em menos de um mês. Desta vez, foi um Boeing 787/900 que declarou emergência devido a alarme de fumo no porão. 
Apesar do aeroporto das Lajes estar mais perto, o piloto divergiu para Santa Maria. Às 00h20, depois de dar uma volta de espera para ter confirmação do aeroporto operacional, a aeronave aterrou em segurança. Tudo normal, não fosse a emergência ter ocorrido quando o aeroporto de Santa Maria estava encerrado e necessitava de activar os meios de socorro. 
Nesta situação, o que está publicado em documentos oficiais é que Santa Maria apenas dá apoio a aeronaves de categoria 3 e este avião necessitava de categoria 9. Além disso, o tempo mínimo para activar os serviços é de 1 hora. 
Outra situação tem a ver com os ETOPS, ou seja, os aviões biorreatores que cruzam o atlântico norte têm de ter sempre um aeroporto operacional para divergirem em caso de emergência. 
Com as Lajes condicionadas devido a trabalhos e o aeroporto de Santa Maria encerrado durante a noite, os Açores, neste período, não podem servir de ETOPS durante a noite. 
Acontece que esta aeronave tinha indevidamente no seu plano de voo o aeroporto mariense como alternante em rota. O mesmo poderá estar a acontecer em outros voos sem que ninguém o verifique. 
A persistência da ANA em impedir a reabertura do aeroporto Mariense tem obrigado a várias aeronaves a escolher outros destinos. Este episódio vem abrir o debate sobre a necessidade de reabertura do aeroporto de Santa Maria durante a noite.

Foto: Aeroporto de Santa Maria

Share

Print
Ordem da notícia3128

Theme picker