Pois alevá
Pois Alevá

Pois alevá

Previous Article Previous Article Lembrando Todos os Santos em dia Mundial da Poupança
Next Article Governo dos Açores baixa ISP  para minimizar aumento dos preços dos combustíveis Governo dos Açores baixa ISP para minimizar aumento dos preços dos combustíveis

IGUALDADE
Comadre Malvina tem ouvido ultimamente e repetidamente comentários sobre a questão da Igualdade, mas ela já tem a sua opinião formada - não quer ser igual nem à irmã nem à tia Gertrudes e, pensando bem, nem com outra cara, pois se ela sempre ouviu que não há uma pessoa igual à outra porquê agora essa geringonça da Igualdade? Até porque comadre Malvina não se sente discriminada. Há empregos que ela não quer ir, como seja pedreiro, que não teria força para isso, nem para pescadora, ela que nem nadar sabe, nem para funcionária da recolha de resíduos, não teria capacidade para o efeito. Ela, curiosa como é, ainda vai perguntar a opinião das amigas e se acaso alguma delas se queixa de discriminação (na Igualdade) na própria família! E se casos houver (é claro que os deve haver), então que o governo e os deputados façam as leis apropriadas, passados que já são 47 anos de democracia ativa com governos e partidos de todas as tendências e cores!


Hospital de dia de oncologia
Preocupante é a situação do hospital de dia de oncologia do HDES, local de esperança de todos os doentes afectados pela doença oncológica. A falta de médicos especialistas, agravada por clínicos com baixa por doença, é o grande problema. Recentemente foi contratada uma médica radiooncologista. Como o hospital não tem radioncologia carece de explicação esta admissão. Uma questão a ser colocada à Administração ou à Direcção Clínica do hospital. Como habitualmente o Sr. Secretário, sobre as polémicas que têm surgido com frequência, determinou a realização de mais um inquérito.


Visitas estatutárias
Com a implantação da República os municípios passaram a ser o mais antigo poder público em Portugal. Nos Açores, durante 24 anos, o tradicional protocolo para com o poder municipal foi rasgado durante as visitas estatutárias, numa manifesta desconsideração para com os “donos da casa”. Merece registo o facto de nas primeiras visitas estatutárias do Governo Bolieiro esse protocolo ter sido retomado. Governo Regional e Câmaras Municipais tiveram reuniões de trabalho, conferindo ao poder local a importância e o respeito a que tem direito.


BANCO
Aflita está Luísa César porque terminou o programa comunitário com fundos da Europa que permitia distribuir 70 toneladas de alimentos, todos os meses, numa ajuda a 1200 famílias e, pelo menos, algumas delas a necessidade era evidente. Retirando as razões políticas da solidariedade, a verdadeira pobreza não pode passar fome e, aí, deve ser o vice Artur Lima a descalçar a bota como o tem feito quando entrega subsídios às Instituições!


PRÉ
Tia Jardelina soube por uma vizinha que o PS de Vasco Cordeiro propôs na Assembleia Legislativa tempos livres para o pré-escolar entre as 15 e as 17 horas! Muitas vezes pediu ela essa mesma medida para os netos no governo anterior e nunca fizeram caso! E agora vêm com um horário que não cabe na cabeça de ninguém! Ela pergunta, o que fazem os pais que terminam o serviço às 18 horas? E até mais?


TERCEIRA
Parabéns ao Novo Banco dos Açores que agora, contra a corrente, abre um novo balcão em Angra do Heroísmo, mesmo na Rua de São João. Este balcão pretende proporcionar uma nova forma de comunicação, evocando o princípio de que “a nossa casa é a sua casa“. Assim seja para bem de todos!


Central de camionagem
A Ribeira Grande é das poucas que possui uma central rodoviária, que movimenta os transportes públicos do norte e nordeste da Ilha. Queixam-se os passageiros (sejam eles dos Fenais ou do Nordeste a caminho de Ponta Delgada) que ao sábado o WC da estação está fechado! Calculem as agonias de alguns passageiros! De certeza que Gaudêncio não sabe disso!


CAMINHOS FLORESTAIS
O Secretário Regional da Tutela informou que o Serviço Florestal de Nordeste “deu início à repavimentação do caminho rural das Heras, em Água Retorta e Faial da Terra, num quilómetro de extensão e mais umas dezenas de metros no Nordeste, intervenções que rondam os 154 mil euros. Assim se vê como o Serviço Florestal do Nordeste “ é pau para toda a obra “ e, por isso, estão algumas vias florestais do concelho praticamente ao abandono, porque fazem-se as obras e depois esquecem-se da conservação!


IMOBILIÁRIOS
Uma nova empresa imobiliária vai desenvolver um projeto imobiliário que ligará as ruas do Perú à Ernesto do Canto, em Ponta Delgada. O projeto terá quatro pisos e poderá inserir-se no segmento de luxo, uma inovação que tende a estender-se nos Açores, apesar do seu elevado índice de pobreza!


PREÇOS
Espantam-se alguns clientes porque nas grandes e médias superfícies não enxergam os preços de alguns produtos, apesar de ser obrigatório! Ou então os fiscais estão muito ocupados com outras tretas! E até os preços afixados nalguns produtos são em letra tão miúda que só com óculos!


VISITAS
Notícia recente informa que Luís Garcia, presidente do Parlamento açoriano foi até ao Pico em Visita Oficial e quase se cruzou com o governo em visita “às ilhas de baixo“, como se dizia antigamente! Apresentou cumprimentos aos três presidentes das Edilidades picoenses, o que equivale a dizer que também vai apresentar cumprimentos aos outros “alcaides“ dos Açores! Luís Garcia também fez uma intervenção na abertura da Conferência “ 45 anos de Autonomia : o desafio do combate à pobreza “. O pior é se o deputado Barata sabe disso!


Nené
A vitória do Santa Clara sobre o Futebol Clube do Porto foi saborosa e encheu de orgulho muita gente. O graciosense Nené, ao marcar um dos golos da alargada vitória, tornou-se o herói da batalha desportiva. Oxalá que aos outros dois açorianos da nossa equipa seja dada oportunidade de provar que nós somos os mais interessados nas vitórias do que é nosso.


Cães e vitelos
Na freguesia de Santo António-além-Capelas, tem acontecido uns episódios lamentáveis de ataques de cães selvagens a vitelos que aparecem de madrugada mortos e esfacelados como se estivéssemos numa qualquer selva africana. Talvez o PAN pudesse dar uma ajudinha…


Cama
Continua a cama de cartão no pequeno hall exterior do antigo balcão do BCA/Banif/Santander na Rua Diário dos Açores, com o cortejo de urina e outras substâncias suspeitas. Apela-se ao senhor Vereador do pelouro da higiene que tome medidas, pois aquele espetáculo não é nada estimulante para os turistas que comem na esplanada em frente.


Vasco Cordeiro
A sua designação para Presidente do Comité Europeu das Regiões é um motivo de orgulho para todos os açorianos. Extremamente experiente e profundo conhecedor dos nossos problemas, é legítimo esperar um desempenho excelente de tão elevado cargo.


Casas dos Açores
A reunião do Conselho Mundial das Casas dos Açores foi um marco histórico para o nosso Povo da Diáspora. A importância dada ao acontecimento pelo governo do Presidente Bolieiro foi o justo reconhecimento duma organização que é vital para manter o Povo Açoriano unido e consciente. Artur Lima e José Andrade estão de parabéns.


Sousa d’Oliveira
A Fundação com o seu nome levou a cabo esta semana em Vila Franca do Campo, no Centrou Cultural, acolheu uma tertúlia sobre “O Pioneirismo” que teve lugar na terça-feira, passada, inserida na mostra VITA COLLECTIO, patente naquele local até ao dia 5 de dezembro. A tertúlia teve o Professor Doutor José Maria Teixeira Dias e o Dr. João Figueiredo como oradores e moderação da locutora da Antena 1 Açores, Lena Goulart. Assistiu o Presidente da Câmara da antiga capital micaelense, Ricardo Rodrigues e um largo grupo de estudantes que participaram no colóquio. Em Ponta Delgada, o Presidente Nascimento Cabral recebeu o dirigente daquela Fundação que lhe expôs uma série de iniciativas culturais que o autarca acolheu com agrado.


 FRASE DA SEMAMA
 “O país não pode ficar nas mãos de cinco ou 10 por cento dos eleitores“.
Henrique Monteiro, in Expresso, 23-10-2021

Share

Print

Theme picker