PSD responde ao PS com mais verbas na Saúde do que nos orçamentos socialistas
Diário dos Açores

PSD responde ao PS com mais verbas na Saúde do que nos orçamentos socialistas

Previous Article Previous Article P. Delgada é o único município da Região com poder de compra acima da média nacional
Next Article “Mein Schiff 1” estreia hoje em Ponta Delgada “Mein Schiff 1” estreia hoje em Ponta Delgada

A deputada do PSD/Açores, Ana Quental, afirmou que a verba destinada ao Serviço Regional de Saúde, segundo a proposta de Orçamento da Região para 2022, “supera largamente” os montantes previstos para o sector em todos os orçamentos dos governos socialistas.
Na edição de ontem noticiávamos que o PS protestava pelo corte de 75 milhões de euros no sector.
“O actual Governo Regional dos Açores concretizou um momento de viragem no financiamento do Serviço Regional de Saúde. Após décadas de constante subfinanciamento dos hospitais e centros de saúde, os montantes para o sector foram claramente reforçados por este Executivo e superam largamente todos os orçamentos dos governos do Partido Socialista”, diz a deputada do PSD.
A parlamentar social-democrata lembrou que, entre 2013 e 2019, os montantes destinados ao Serviço Regional de Saúde “nunca superaram os 304 milhões de euros anuais, o que é substancialmente inferior à verba inscrita na proposta de Orçamento da Região para 2022, que é de 364 milhões de euros”.
“No ano de 2020, cuja dotação orçamental inicial era de apenas 275 milhões de euros, o anterior Governo procedeu, devido à pandemia, a uma revisão para 357 milhões, o que é inferior ao que o actual Executivo propõe para 2022. Em suma, nenhum governo investiu tanto na Saúde dos açorianos como o da coligação PSD/CDS-PP/PPM”, disse.
Ana Quental acrescentou que, desde que o actual Governo tomou posse, “tem-se verificado uma retoma da actividade assistencial, nomeadamente na recuperação das listas de espera para cirurgia, graças a uma redução de 6,1% no número de utentes em espera”.
“Quando o Partido Socialista era Governo havia menos investimento na Saúde, o que se traduzia, por exemplo, em mais de 12.000 açorianos em lista de espera por uma cirurgia. Mas com o desinvestimento dos governos socialistas no sector nunca se preocupou o senhor deputado Tiago Lopes. Aliás, pelo contrário, o senhor deputado Tiago Lopes foi cúmplice do subfinanciamento do Serviço Regional de Saúde”, concluiu.

 

Share

Print

Theme picker