Bolieiro anuncia que pista do Pico vai ser mesmo aumentada
Diário dos Açores

Bolieiro anuncia que pista do Pico vai ser mesmo aumentada

Previous Article Previous Article Tia Maria e os governos a caírem
Next Article Edição de 10 de Novembro de 2021 Edição de 10 de Novembro de 2021

Os trabalhos de ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico vão avançar com expropriações e definição da servidão aeronáutica para evitar futuras onerações do projeto, revelou o presidente do Governo Regional dos Açores.
Em declarações aos jornalistas no âmbito da visita estatutária à ilha do Pico, após uma reunião com o presidente e vereadores da Câmara da Madalena, o chefe do executivo disse não existirem prazos para a empreitada, explicando estarem previstas nas propostas de Plano e Orçamento regionais para 2022 “as medidas necessárias para o objetivo”, nomeadamente expropriações.
José Manuel Bolieiro destacou a “assunção clara de compromissos” para o desenvolvimento do concelho da Madalena, referindo-se ainda à construção da variante, à melhoria de acessibilidades marítimas do porto, ao abastecimento de água e aos caminhos agrícolas.
“Estamos a trabalhar na perspetiva de desonerar eventuais custos”, frisou.
O presidente do Governo Regional avisou que “não se pode passar pelo amanhã sem passar pelo hoje”.
“Hoje estamos a tratar das medidas necessárias para um objetivo. Não vale a pena criar expetativas de prazos quando não temos ainda possibilidade de estimar prazos e coisas concretas”, alertou Bolieiro, quando questionado pelos jornalistas sobre previsões para a conclusão da ampliação da pista do aeroporto local.
De acordo com o chefe de Governo, tal “como consta da proposta de Plano e Orçamento para 2022”, o executivo está a trabalhar na “ampliação da pista de acordo com o que importa assegurar: a formação de um projeto, a futura expropriação de terrenos e a garantia de que é acautelada a necessária servidão aeronáutica, para que não haja novas construções”.
“Estamos a trabalhar. Há coisas que temos de fazer com a prudência de acautelar riscos, como haver precipitadamente construção, tornando depois mais onerosa a obra de ampliação da pista”, observou.
De acordo com o presidente da Câmara da Madalena, estão “já a decorrer expropriações por parte secretaria regional dos Transportes”, o que é “motivo de grande satisfação”.
Para o município, “é importante esta clarificação porque existe interesse em construção naquele local e é preciso ter definidas as zonas de proteção”, observou.
“É uma expetativa, sabemos que as coisas não são feitas de um dia para o outro, serão num futuro próximo”, disse.
O Governo comprometeu-se, ainda, com a “obra da variante na vila da Madalena”, uma “vila pujante no seu desenvolvimento económico e de mobilidade”, uma “grande ambição do município”.
O presidente da Câmara da Madalena, José António Soares (PSD), disse aos jornalistas que a variante está com o projeto “em fase de avanço”, prevendo-se expropriações em 2022 e o início da obra em 2023.
Já para 2022, o Governo garante a “construção de um reservatório de água na Criação Velha”, uma “necessidade muito sentida” para “dar satisfação à necessidade e evitar falha de abastecimento de água”.
Também quanto ao Porto Comercial, Bolieiro manifestou a intenção de o Governo “trabalhar para garantir a melhoria da acessibilidade marítima à ilha”.
O governante deixou ainda “bem clara a preocupação de reforço na intervenção dos caminhos agrícolas”.
“Vamos ter aqui o IROA (Instituto Regional de Ordenamento Agrário), com uma representação de acompanhamento e planeamento dos serviços florestais para podermos planear, na ilha e na Madalena, uma intervenção mais cuidada. Para que não seja um trabalho apenas de remendo, mas também de asfaltagem de alguns caminhos muito danificados e que põem em risco a boa acessibilidade às explorações agropecuárias”, clarificou.

Share

Print
Ordem da notícia183

Theme picker