Governo anuncia retoma em força das juntas médicas para acabar com listas de espera
Diário dos Açores

Governo anuncia retoma em força das juntas médicas para acabar com listas de espera

Previous Article Previous Article Edição de 10 de Novembro de 2021
Next Article Cirurgias e Consulta Externa no HDES atingem os maiores valores desde 2017 Cirurgias e Consulta Externa no HDES atingem os maiores valores desde 2017

O Governo dos Açores determinou a criação de juntas médicas para “retomar o tempo perdido” e acabar com as listas de espera criadas pela suspensão da actividade durante a pandemia de Covid-19, revelou o Secretário Regional da Saúde.
“As baixas médicas, nomeadamente as realizadas por delegados de Saúde, ficaram suspensas com a pandemia. No processo de retoma que estamos a desenvolver, será ainda esta semana publicada a criação de novas juntas médicas que permitam a recuperação de todo o tempo perdido”, observou Clélio Meneses.
 A propósito de uma notícia da Antena 1 que indica que “doentes oncológicos com incapacidade superior a 60% estão a ser penalizados por falta de juntas médicas”, Clélio Meneses explicou estar em causa uma lei nacional.

60% de incapacidade
é lei da República

“O que se passa nos Açores decorre de uma lei da Assembleia da República, que determinou que, para os recém-diagnosticados doentes oncológicos, era atribuída 60% de incapacidade. Estamos a cumprir com o determinado na Assembleia da República”, observou.
Questionado sobre o prazo para recuperar o tempo de paragem decorrente da Covid-19, o Secretário Regional do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM notou que “há muita gente em lista de espera para a realização de juntas médicas”.
“É um processo complexo. Estamos a tomar todas as diligências para ultrapassar situação o mais brevemente possível”, afirmou.

18 novos
 casos positivos

Nas últimas 24 horas de ontem foram diagnosticados 18 novos casos positivos de Covid-19, sendo 16 em São Miguel e dois na Terceira, resultantes de 730 testes realizados.
Em São Miguel foram registados 13 casos no Concelho de Ponta Delgada, dois no Concelho da Lagoa e um no Concelho da Ribeira Grande.
Na Terceira ambos os casos foram registados no Concelho de Angra do Heroísmo.
À data de ontem estavam três doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Nenhum se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos.

21 recuperações

Ontem foram registadas 21 recuperações.
O arquipélago registava então 183 casos positivos activos, sendo 157 em São Miguel, 14 na Terceira, cinco no Faial, quatro em Santa Maria e três em São Jorge.
Desde 31 de Dezembro de 2020 e até 5 de Novembro corrente, foram vacinadas nos Açores 174.532 pessoas com a primeira dose (73,7 por cento) e 197.297 com a vacinação completa (83,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Share

Print
Ordem da notícia187

Theme picker