Deficiência mental é visível ou não?
Marlene Raposo

Deficiência mental é visível ou não?

Previous Article Previous Article Humanização dos cuidados de saúde
Next Article Intolerâncias alimentares  e novos estilos de vida Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

A deficiência mental manifesta-se antes dos 18 anos e caracteriza-se por registar um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, com limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade. (Associação Americana de Deficiência Mental - AAMD).
A deficiência pode ou não ser visível aos “olhos comuns”, o que significa que ter uma deficiência física é diferente de uma deficiência mental e que nem sempre é visível. Desse modo, ao olhar para um indivíduo não se pode dizer que este é ou não deficiente. Infelizmente, ainda nos dias de hoje existem muitos preconceitos em torno da deficiência, o que dificulta a inclusão destes na comunidade, no mundo profissional e/ou até mesmo na avaliação da incapacidade de este poder exercer ou não alguma atividade profissional, confundindo-os muitas vezes, como pessoas preguiçosas.
Estes preconceitos são prejudiciais no que diz respeito à inclusão destes na sociedade, dificultando as respostas que são dadas aos mesmos, no seu dia-a-dia, dificultando a sua integração nos seus diversos contextos. Assim sendo, todos estes fatores são primordiais, para a promoção do seu bem-estar emocional e psicológico.
Afinal as pessoas com deficiência têm o mesmo direito das outras pessoas a fazer parte da sociedade, mas para isso é preciso que a sociedade seja informada, acessível, disponível e inclusiva, mostrando-se disponível para criar respostas, oportunidades que incluam todos os seres humanos, esta é uma responsabilidade de todos.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

* Psicóloga na Aurora Social - Associação de Promoção de Emprego Apoiado

Share

Print

Theme picker