Medidas restritivas no continente não serão aplicadas nos Açores
Diário dos Açores

Medidas restritivas no continente não serão aplicadas nos Açores

Previous Article Previous Article Ponta Delgada brilha com mais de 1 milhão de luzes
Next Article Edição de 27 de Novembro de 2021 Edição de 27 de Novembro de 2021

Os Açores não vão reforçar, por enquanto, as medidas de controlo da Covid-19, como acontece no continente português e na Madeira, adiantou o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.
“O número de internamentos será o factor determinante para se ponderar algum tipo de alteração. Mantendo-se o nível de internamentos aproximado das últimas semanas e a incidência de casos com números aproximados, vamos manter as medidas existentes”, avançou o titular da pasta da Saúde.
Segundo Clélio Meneses, as medidas anunciadas pelo Governo da República não têm aplicação nos Açores e, para já, a Região não vai introduzir alterações nas medidas existentes.
“Ao contrário do que acontece no resto do país e na Madeira temos uma situação controlada, com números que vão baixando. Já voltámos a baixar dos 300 casos”, afirmou.
Clélio Meneses anunciou ainda que haverá testes gratuitos nas farmácias para pessoas vacinadas.
O governante alertou que, no caso de agravamentos na Região, o Conselho do Governo poderá anunciar novas medidas, sobretudo para o Natal.
Esclareceu, ainda, que a medida anunciada em Lisboa de testes obrigatórios para quem chega a Portugal não será aplicada aos açorianos.
“Já há muito tempo que não ultrapassamos os oito internados nos Açores. O máximo que tivemos nos últimos tempos foi oito. E temos apenas três internados, o que demonstra que a situação da pandemia está perfeitamente controlada nos Açores”, apontou.
Clélio Meneses disse que “vão surgindo episodicamente e nalguns locais alguns surtos”, que “têm a sua evolução natural de alargamento num primeiro período e depois controlo imediato”.
“Esse controlo prova a eficácia das autoridades de saúde locais e regional”, reforçou. O titular da pasta da Saúde defendeu que o surgimento de novos casos de infeção nos Açores decorre de uma “evolução natural”, por via da redução de medidas restritivas, mas reiterou que “a vacinação produziu os resultados que se pretendia”.
“A situação, apesar de não ser a desejável, porque ainda existem casos, não é preocupante”, sublinhou.
Entretanto, nas últimas 24 horas de ontem foram diagnosticados 22 novos casos positivos de Covid-19, sendo 20 em São Miguel, um em São Jorge e um no Faial, resultantes de 1.054 testes realizados.    

Apenas três internados,
um nos cuidados intensivos

Por ilhas, em São Miguel foram registados oito casos no Concelho da Lagoa, seis no Concelho de Ponta Delgada, três no concelho da Ribeira Grande e três no Concelho de Vila Franca do Campo.
Em São Jorge há também um novo caso no Concelho da Calheta e no Faial foi registado igualmente um novo caso, correspondente ao Concelho da Horta.
À data de ontem estavam três doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, um dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.  Foram registadas 15 recuperações.    
O arquipélago registava à data 292 casos positivos activos, sendo 227 em São Miguel, 23 na Graciosa, 20 em São Jorge, 18 na Terceira, três no Faial e um no Pico.

Share

Print
Ordem da notícia265

Theme picker